Por: Diego Foppa
Pelotão do 2º BABM realiza prisão de 62 pessoas e apreende 65 aves em rinha de galos
Ação foi realizada no sábado na localidade do Roncador
Uma patrulha ambiental do 2º BABM, do município de Cachoeira do Sul, realizou uma ação na localidade de Roncador, interior de Candelária, que dava conta de denúncia de maus-tratos de animais e a existência de uma rinha de galo. Ao chegar na propriedade foi constatada a existência de 65 galos de rinha (Mura), os quais encontravam-se confinados em local sem iluminação e ventilação adequada, com espaçamento inferior as necessidades da espécie, sem disposição de água ou alimentação adequada.
No local também foi constatado a realização do evento de rinha, com uma arena e dois tamboras (utilizados para a prática de combates galísticos), duas arquibancadas e 30 cadeiras plásticas para acomodar os 60 autores flagrados. Foram abordados e identificados o total de 60 pessoas, 36 veículos, três motos e um táxi.
Foi apreendido um valor de R$ 9.735,00 em espécie, 65 galos de rinha, 42 transportadoras, um avental, 125 biqueiras metálicas, seis agulhas de sutura, sete agulhas, 13 esporas metálicas, 16 esporas plásticas, oito seringas, três lâminas de Serra, cinco tesouras pequenas de sutura, três tesouras grandes de sutura, duas tesouras, quatro rolos de barbante para biqueira, dois timers, nove potenay injetavel 10mg, quatro terramicina 125 mg, dois rifossinas, 50 ml, um frasco de vaselina, seis qualixyne VL 10 mg.
Os utensílios e equipamentos são comumente utilizados na prática de rinha de galos, o que corrobora a denúncia de maus-tratos.
Diante da flagrância da atividade, foi lavrado um termo circunstanciado com base no art 32 da lei 9605/98, sendo concedido aos 62 autores os benefícios da lei 9.099/95.
Com informações do Fatos 24h