Logo Folha de Candelária
Social 05/07/2019 09:27
Por: Redação

Nossas soberanas: as Rainhas e Princesas da Femel (Festa Estadual do Mel)

No próximo dia 24, Candelária conhecerá sua nova Rainha e Princesas. A Folha fez uma retrospectiva dos trios que reinaram como soberanas, destacando também as eleitas para divulgar a Femel

  • A Rainha da I Femel, Sabrina Moreira, com as Princesas Fabiana Beber e Fabiana Post
  • Na Folha, as candidatas para o concurso da escolha da Rainha e Princesas da I Femel
  • As soberanas da II Femel, Rainha Cristina Butzge com as Princesas Cleidi Mohr e Michelle Oliveira
  • Na Folha, destaque para as vencedoras a Rainha e Princesas da II Femel
  • Na Folha, as candidatas ao concurso para escolher a Rainha e Princesas da II Femel

As gerações mais novas e os moradores mais recentes de Candelária possivelmente desconhecem ou apenas ouviram falar superficialmente na Femel, a Festa Estadual do Mel, que o município realizou nos dias 11,12, 13, 18, 19 e 20 de outubro de 1991, juntamente com a IV Mostra do Comércio e Indústria e Agropecuária de Candelária. E na data de 6 de abril daquele ano, foram escolhidas a Rainha e as Princesas da I Femel, em baile realizado no Ginásio Municipal Walter Filter, que recebeu um público superior a mil pessoas. Entre as 10 candidatas, a escolhida como Rainha da Femel foi Sabrina Moreira, que representou a Escola Adão Jaime Porto, da Picada Escura. E como Princesas, foram eleitas Fabiana Beber, da Escola São Paulo, e Fabiana Post, do Grêmio Estudantil Concórdia. 
As candidatas: Ana Cristina Santana (Escola de Samba Brasil); Beatriz Freire (Associação Recreativa Hospital Candelária); Dana Betina Schmidt (Afucan); Diomara Schmachtenberg (SOS Rio Pardo); Elane Lucas da Rosa (Cocanjur); Fátima Dinara dos Santos ((Clube Brasil); Fabiana Inês Beber (Escola São Paulo); Jaqueline Netto (Boate Cocktail); Fabiana Post (Grêmio Estudantil Concórdia); e Sabrina Moreira (Escola Adão Jaime Porto).
Na data de 2 de julho de 1994, foram escolhidas as soberanas da II Femel. Um grande público no Ginásio do Medianeira acompanhou a escolha de Cristina Butzge como Rainha, e de Cleidi Mohr e Michelle de Oliveira como Princesas. Em razão de desacertos para a organização do evento e com a justificativa da crise financeira da Prefeitura no ano seguinte, a II Femel acabou sendo cancelada. Outro título de grande destaque na década de 1990 foi conquistado por Fabiana Beber, eleita em 28 de novembro de 1992, como a Rainha Nacional do Mel, em meio à realização em Candelária do IX Congresso Brasileiro de Apicultura (de 27 a 29/11/1992).