Logo Folha de Candelária
Geral 14/06/2019 11:39
Por: Redação

Coordenadoria Regional notifica Candelária sobre foco do mosquito Aedes Aegypty

Vigilância em Saúde alerta para que população redobre cuidados em locais com acúmulo de água

  • Secretária Sandra Gewehr destacou que município já está tomando medidas para combater a proliferação dos focos do mosquito Aedes Aegypty
  • Larvas com focos da doença foram encontrados no dia 15 de abril no centro. Vigilância em Saúde está intensificando fiscalização nas residências
  • Vigilância em Saúde tem encontrado muitos locais com acumulo de água

Um município em alerta máximo. No último dia 6 de junho, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde emitiu uma notificação declarando o município de Candelária com infestação do mosquito Aedes Aegypty, transmissor do vírus da dengue, zica e chikungunya. A notificação ocorreu após a vigilância sanitária coletar duas amostras suspeitas dia 15 de abril no centro da cidade e enviar para análise em laboratório com o resultado sendo positivo para a larva do Aedes Aegypty. 
Conforme a secretária municipal de Saúde, Sandra Gewehr, a partir das suspeitas, a Vigilância Sanitária passou a intensificar a fiscalização e tomar todas as medidas cabíveis, vindo a desativar os focos existentes e dar continuidade as inspeções com o objetivo de eliminar novos criadouros do mosquito. 
É a primeira vez que Candelária recebe a notificação da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde como município infestado por focos do mosquito Aedes Aegypty. Sandra frisou que, a partir da notificação, o município já adotou o levantamento periódico para avaliar o índice de infestação através de inspeções realizadas a cada quinze dias pela Vigilância em Saúde em pontos estratégicos com suspeita de proliferação dos focos. 
A secretária de Saúde também informou que já foram iniciados os trâmites para o município contratar novos agentes de endemias em caráter emergencial para atuar na Vigilância Sanitária e solicitada uma capacitação especializada sobre o controle de endemias para estes novos profissionais junto a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. "O município também irá criar, através de decreto, o comitê municipal e intersetorial de enfrentamento ao Aedes Aegypty, do qual farão parte os membros da saúde, demais secretarias, clubes de serviço, entidades filantrópicas, Câmara de Vereadores, Hospital e Associações de Moradores", destacou a secretaria. 
Sandra Gewehr adiantou que somente foram descobertos os focos, não havendo nenhum caso de pessoa contaminada com as doenças causadas pelo vírus do mosquito no município. Ela pede que a população tenha consciência e redobre os cuidados em espaços com acúmulo de água, local onde o mosquito se reproduz. "É preciso ter consciência e cada um fazer a sua parte, realizando na sua casa a limpeza de calhas, vasos, baldes, recipientes e demais objetos que possam gerar acúmulo de água para que possamos combater os focos e evitar a proliferação do mosquito", frisou.
VISITAS - Conforme o coordenador de Vigilância em Saúde de Candelária, Leonardo Santos Ribeiro, a equipe tem realizado visitas domiciliares nas residências. Ele destaca que a população tem sido receptiva ao trabalho dos agentes. Leonardo destacou a sua preocupação em casas onde as famílias trabalham durante o dia e em espaços abandonados. "Estamos encontrando muito local com água acumulada. Praticamente todo imóvel vistoriado tem algum foco", comentou. O coordenador pede que os proprietários façam uma inspeção no próprio pátio aos finais de semana para tentar identificar se existe algum potencial criadouro. "É preciso que a população fique em alerta e redobre os cuidados nas suas casas para que possamos combater os focos e evitar a proliferação do mosquito", finalizou o coordenador.