Logo Folha de Candelária
Geral 01/07/2022 10:28
Por: Redação

Estudantes do Guia Lopes dão vida a telejornal escolar

Atividade começou despretensiosa, mas passou a ter edições mensais e levou alunos a conhecerem os espaços da RBS TV e do Curso de Comunicação Social da Unisc

  • Equipe esteve nos estúdios do Jornal do Almoço de Santa Cruz do Sul
  • Jornal Literal também esteve nos espaços do Curso de Comunicação Social da Unisc
  • Stephanny, Kaike e Kiara: edição e bancada do telejornal escolar

“Tudo começou com uma brincadeira”. Assim, Kaike Ellwanger, 16 anos, começa a contar a história do “Jornal Literal”, o telejornal criado por estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes.  Ele, sua colega de bancada, Kiara Steinhaus, 16 anos, e a editora do programa, Sthefanny Garske, 17 anos, conversaram com a nossa reportagem.

 “No aniversário do Guia Lopes, nosso professor de português deu a ideia de fazermos um jornal para contar a história da escola. E nós fizemos”, começa Kaike. Depois, a pedido da diretora do Guia Lopes, Ana Luísa Brandt, foi feito uma edição para a semana literária que estava sendo promovida no educandário. Aos poucos, o jornal foi se estabelecendo, tornando-se mensal. “Hoje, nós já fizemos 4 edições e a quinta está quase sendo lançada”, explica Kiara. Quanto à audiência, os três afirmam que são populares principalmente entre os pequenos. “Quando passamos de tarde na escola, as crianças param e apontam: ‘os jornalistas!’. É bem engraçado”, conta Kaike. 

Além de Kaike, Kiara e Sthefanny, a equipe do Jornal Literal possui outras 8 pessoas. A edição, inspirada no Jornal Nacional, possui diversos quadros, como a Previsão do Tempo, que relatou estar chovendo livros durante a semana literária; o Deu Jogo, que trata do esporte escolar; o Sofá Literário, que busca trazer ao programa um poema ou falar de algum escritor ou escritora; entre outros. 

Hoje, todos os eventos do Guia Lopes passam pelo Jornal Literal. “Nós buscamos colocar no programa tudo o que acontece na escola. Quando houve o Dogão do Guia, por exemplo, nós viemos ajudar, tiramos foto e reportamos no programa”, ressalta Kiara. Quando os três jovens jornalistas param para pensar, não conseguem negar a satisfação de terem dado vida ao jornal. “É muito legal termos começado um projeto diferente na escola. Se, um dia, daqui a 20 anos, forem buscar como o jornal do Guia Lopes começou, vão nos encontrar lá”, refletem.

 

Grupo visitou os estúdios da RBS TV e da Comunicação Social da Unisc

Na quarta, 22, a equipe do Jornal Literal fez uma excursão a Santa Cruz do Sul para conhecer os principais espaços de telejornalismo da cidade: os estúdios da RBS TV e do Curso de Comunicação Social da UNISC. “Tanto o pessoal da universidade quanto da RBS foram muito queridos conosco”, conta Sthefanny. A impressão dos estudantes é que o encontro foi tão especial para os profissionais quanto para os alunos. Segundo eles, a empolgação era mútua.

Para a diretora Ana Luisa Brandt, toda essa experiência é muito salutar para o aprendizado. Para ela, o tempo da escola precisa ser vivenciado da melhor forma possível. “Com essa visita, eu percebi a emoção deles, o brilho no olho. A Sthefanny, por exemplo, que é a nossa editora, aprendeu a usar uma câmera profissional e filmou o pessoal no estúdio da UNISC”, compartilha.

Segundo Ana Luisa, a conversa com os jovens jornalistas impressionou os profissionais. “O pessoal ficou boquiaberto que os alunos faziam tudo, da filmagem à edição, pelo celular”, relata.  Assim, o que começou como uma brincadeira, hoje é negócio sério: reunião da pauta, divisão de tarefas, planejamento, e assim por diante. “Eu sou uma mera mediadora”, finaliza a diretora.