Logo Folha de Candelária
Geral 08/02/2019 15:19
Por: Tiago Mairo Garcia

Município finaliza obras em nova escola de educação infantil

EMEI Candina iniciará as suas atividades dia 18 de fevereiro no Rincão Comprido

  • Emei Candina irá atender crianças de 4 e 5 anos
  • Sinalização de trânsito já está sendo instalada na Avenida Gaspar Silveira Martins, uma das mais movimentadas do bairro Rincão Comprido

A partir do dia 18 de fevereiro os candelarienses passarão a ter mais uma opção de escola de educação infantil no município. Nesta data terá início as atividades da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Candina, que está localizada na esquina da avenida Gaspar Silveira Martins com a rua Duque de Caxias, no bairro Rincão Comprido. 

Conforme informações repassadas pela Secretaria Municipal de Educação, a EMEI Candina oferece a Educação Infantil nas seguintes modalidades: Pré-escola Nível I de 4 anos no turno da tarde e Pré- escola Nível II de 5 anos, no turno da manhã, totalizando até o momento 64 alunos, podendo ampliá-la para mais turmas, podendo chegar a atender aproximadamente 120 alunos. 

A EMEI conta com uma equipe formada pela diretora Alessandra Vidal da Silva, Supervisora Cristiane da Rosa Guedes, uma serviços gerais e três professores. Há possibilidade de mudanças no quadro funcional, de acordo com as necessidades da escola. Sobre a infraestrutura, a escola dispõe de uma sala de equipe diretiva, uma sala de reuniões para professores e funcionários, três salas de aula, três banheiros, sendo dois utilizados pelas crianças e um para funcionários, uma cozinha, um refeitório e uma pracinha localizada no lado externo da escola. Uma sala da escola foi disponibilizada para o CEAPE, para atender a demanda de alunos com necessidades especiais do município.

A secretária de educação, Esther Gelsdorf Spengler, destacou o comprometimento do município em ofertar novas vagas para a educação infantil.   "A Educação infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, pois nesta fase são desenvolvidos a construção da inteligência, aquisição da aprendizagem, habilidades, valores e atitudes. Cientes dessa responsabilidade, onde temos que ofertar 100% de vagas, para o universo de crianças na faixa etária de 4 e 5 anos,  e de 50% da faixa etária de 0 a 3 anos até o ano de 2024, a municipalidade demonstra na criação da Emei Candina, o seu comprometimento frente a educação", frisou. 

TRÂNSITO - Além dos últimos detalhes internos que estão sendo finalizados na escola, o Departamento de Trânsito já iniciou a instalação da sinalização especifica nas proximidades da nova unidade escolar. Conforme o chefe de trânsito, Nelson Farias, está sendo instalada uma sinalização de trânsito horizontal e vertical em área escolar com faixas de travessia, faixas de redução de velocidade, sinalização vertical com placas identificando a redução de velocidade e gradis em torno da escola para a segurança de alunos, pais, professores e funcionários. Farias salientou que também irá realizar uma reunião com os professores e funcionários da nova escola para orienta-los sobre as medidas de segurança. "É importante que todos tenham a consciência sobre as normas de trânsito neste local para ter o cuidado com as crianças durante o período escolar", destacou.  

Além da secretaria de Educação e Divisão de Trânsito, a criação e implantação da nova EMEI é um trabalho que também conta com a parceria da Secretaria de Obras e do Departamento de Meio Ambiente. "Estamos todos engajados para que até o dia 18 de fevereiro esse educandário inicie as suas atividades com os espaços adequados. Estamos fazendo muito, com pouco, com muita dedicação e empenho de cada um dos envolvidos", finalizou a secretária Esther.