Logo Folha de Candelária
Geral 29/04/2017 22:31
Por: Jorge Mallmann

Depois da chuva, vem aí a primeira onda de frio

Em Candelária, a chuva desde segunda, 24, acumulou 68 mm. Nos lugares mais altos, não se descartam geadas nos próximos dias

Fortes áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria provocaram muita chuva sobre o estado desde a manhã da segunda, 24. Em algumas áreas gaúchas em apenas 24h choveu pelo menos metade da média de chuva normal para abril. Em Candelária, o medidor localizado no Sindicato Rural, registrou um acumulado de 68 mm entre a segunda, 24, e a madrugada de quarta, 26. A partir da noite de quarta, 26, uma forte massa de ar frio de origem polar irá derrubar as temperaturas em todo o Sul do Brasil. De acordo com o Climatempo, as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba devem ter novos recordes de frio para 2017.
O poder de resfriamento desta massa polar é grande porque o frio chega seco ao país. O ar polar passa pela Cordilheira dos Andes e chega ao interior da Argentina, seguindo rapidamente para o norte deste país e para o Paraguai sem se misturar com a umidade marítima. Antes de ir para o mar, o centro da alta pressão associada com esta massa polar vai passar exatamente sobre a Região Sul entre os dias 27 e 29 de abril. O cento de uma massa de ar polar é a região onde o frio é mais intenso e por isto a queda de temperatura sobre a região será muito acentuada. Dessa forma, as cidades das serras gaúcha e catarinense devem experimentar pela primeira vez este ano temperaturas abaixo de zero.
O frio intenso vai provocar a primeiras geadas de 2017 em áreas relativamente amplas e com moderada a forte intensidade em alguns locais. De acordo com o Climatempo, as temperaturas mínimas em Candelária serão registradas na quinta e na sexta, com 8º. No sábado e no domingo, as mínimas deverão ficar em 9º e 10º, respectivamente.