Logo Folha de Candelária
Geral 29/09/2022 16:19
Por: Redação

Prefeitura negocia locação do prédio da Ulbra

Partes já acertaram as bases para firmar o contrato; imóvel será usado prioritariamente para ampliar as vagas de educação infantil

O complexo do antigo Colégio Ulbra/Concórdia poderá, em breve, voltar a sediar uma instituição de ensino. Ao menos é essa a intenção da Prefeitura de Candelária, que está negociando com a Aelbra (Associação Educacional Luterana do Brasil) a locação do imóvel, de acordo com notícia transmitida pela assessoria de imprensa. As tratativas iniciaram há alguns dias com a visita de representantes da Aelbra, que vistoriaram as instalações do prédio e depois se reuniram com o prefeito Nestor Ellwanger (Rim), o vice-prefeito Cristiano Becker e outros integrantes da equipe de governo.

Conforme o prefeito, nos dias que se seguiram as partes seguiram dialogando e, na terça, 27, chegaram a um acordo. "É uma excelente notícia para a comunidade, pois vai reativar um espaço que estava ocioso no centro da cidade", enfatizou o prefeito. Por sua vez, o vice-prefeito Cristiano Becker destacou que o imóvel está na memória afetiva de diferentes gerações de candelarienses que frequentaram os bancos escolares do Concórdia durante sua trajetória. Becker ainda observou que será feito um estudo para um possível remanejamento de outras repartições municipais para o antigo complexo da Ulbra, visando gerar mais economia com gastos em aluguel.

A ideia da municipalidade é manter a destinação educacional do prédio. Conforme o prefeito Rim, a prioridade será ampliar as vagas de educação infantil num primeiro momento, algo que já deverá acontecer a partir do próximo ano. O secretário municipal de Administração, Jorge Mallmann, informou que já estão em andamento os trâmites legais para legitimar a locação, num primeiro momento, por um período de cinco anos. Assim que o contrato for formalizado, a Secretaria Municipal de Educação deverá abrir um processo licitatório para contratar uma empresa para realizar uma limpeza e as adequações necessárias no imóvel. A secretária municipal de Educação, Carla Martin Goelzer, mostrou-se feliz com a novidade. "Será uma grande conquista para a comunidade, especialmente pela utilização de um prédio que sempre foi uma referência na área educacional", salientou a secretária.