Logo Folha de Candelária
Geral 11/08/2017 08:35
Por: Jorge Mallmann

Os vencedores da promoção “Meu Pai é meu Herói”

Promoção da Folha registrou inúmeras participações lembrando da figura paterna, que desperta um amor que é incondicional e se estende por toda a existência

  • Cecilia Jung para o pai Eroni: 1º lugar
  • Jamessa para o pai Jayme Spiazzi: 2º lugar
  • Diulia para o pai Sidnei dos Santos: 3º lugar

O mais importante era não deixar passar em branco a data que homenageia os pais. E, nesta direção, a promoção da Folha “Meu Pai é Meu Herói” registrou inúmeras participações lembrando desta figura tão próxima, que desperta um amor que é incondicional e se estende por toda a existência. Além deste objetivo principal, a iniciativa da Folha estabeleceu premiações para as homenagens mais inspiradas e criativas inscritas. Analisando o conjunto da homenagem, a partir da observação da imagem e do texto escrito, a equipe da Folha cumpriu a tarefa nada fácil de escolher três vencedoras. Como se trata de uma análise subjetiva, o resultado pode dividir opiniões. No entanto, dentro das regras estabelecidas, é o que foi deliberado pela equipe do jornal. Assim, destacando que os prêmios oferecidos são uma gentileza da Afubra e da Metalúrgica Mor, a classificação da promoção “Meu Pai é Meu Herói” é a seguinte (os vencedores podem comparecer, se possível, hoje às 15h30, na redação da Folha, para receberem seus prêmios):
1º lugar - De Cecília Jung para o pai Eroni; prêmio - uma Cadeira Alfa PR Mor.
Pai.... estranho estar escrevendo isso, pensando que nem eu e nem você somos de expressar nossos sentimentos. No entanto, creio que você merece esta homenagem. Meu pai não é um herói, mas é alguém a quem eu devo me orgulhar. Foi pai muito cedo, aos 20 anos. Não concluiu o ensino médio e, na época, trabalhava como servente de pedreiro que, aliás, era um de seus múltiplos trabalhos. Desde os 13 anos entregava jornal e vendia docinhos de bicicleta, cortava a grama para conhecidos... e o que eu aprendi com isso? Aprendi a simplicidade da vida, aprendi que sendo humilde conquistamos as pessoas à nossa volta. Meu pai não soube me ensinar a diferença de "d" e "t" porque ele erra até hoje quando manda mensagens ou deixa bilhetes com recadinhos, mas ele me ensinou o significado de um pai de família. Era ele quem limpava a casa e fazia panqueca todo sábado de meio-dia, enquanto minha mãe estava na faculdade. Foi ele quem me ensinou a acordar cedo para tomar chimarrão antes de ir para a escola; era ele quem dava carona para minhas amigas e nos buscava das festas às 5h da manhã sem nunca reclamar, pois este, segundo ele, é o papel de pai. Além disso, me ensinou a ser persistente, confiante e ir em busca dos meus sonhos, sempre me dedicando aos estudos. Afinal, "se eu não estudar, vou passar trabalho". Pai, esta homenagem vai para ti, minhas pequenas palavras são para expressar minha gratidão por tudo o que tu já fez por mim nestes 19 anos e eu nunca lhe falei... enfim, obrigada, você merece! (fotografia retirada de um jornal de 1998, propaganda da Loja Olímpica, pai Eroni com 20 anos e eu com apenas 3 meses).
2º lugar - De Jamessa para o pai Jayme Antonio Spiazzi; prêmio - uma Churrasqueira Araguaia Mor.
Pai... este já será o quinto dia dos pais sem você aqui, o quinto sem poder lhe dar um abraço, sem lhe ter por perto. Ninguém quer perder o pai, ninguém está preparado para isso e você foi e, com certeza, levou junto um pedacinho do meu coração. Você já tinha outra família, outros filhos, e tenho certeza de que foi o herói de todos eles, assim como foi o meu... foi aquele que ensinou a andar de bicicleta, que fez fogãozinho de brinquedo, que me buscou na escola, que alugou VHS do Titanic umas cem vezes pra eu assistir, que me botava quando criança em cima dos teus pés pra eu dançar contigo, que chorou no meu último aniversário em que estava vivo por não conseguir levantar da cama pra me dar um abraço... Pai, a saudade continua enorme; e junto com ela vem o sentimento de que você não pode conhecer um dos meus filhos, que eu não terei você para me levar ao altar, nem pra gente poder falar sobre a fase ruim do Inter. Pra você que ainda tem o seu pai vivo, valorize-o enquanto ele ainda está aqui; não importa a idade, a cor, a preferência sexual, se é seu pai de sangue ou não; valorize cada momento com ele, cada segundinho, não deixe de dizer o quanto o ama, não perca a oportunidade de estar perto dele, porque, infelizmente, pai e mãe não são eternos... Pai, saudades... te amo pra sempre. Cuida da gente dai de cima...
3º lugar -  De Diulia para o pai Sidnei do Carmo Alves dos Santos; prêmio - uma Caixa Térmica de 34 litros.
Meu herói tem nome e se chama Sidnei. Como não se emocionar em lembrar que foi você que me ensinou os primeiros passos, as primeiras palavras que me fez crescer, me incentivar a estudar, me ensinar o certo e me tornar a pessoa que sou hoje?! Me criou como fosse sua filha biológica. Por alguma razão, Deus não quis que fossemos do mesmo sangue! Mas é para esse mesmo Deus que agradeço todos os dias por ter me presenteado com o pai maravilhoso que és, porque sim, pai é aquele que cria! Você me acolheu com 3 meses de idade e, com o passar do anos, fui te chamando de pai, aprendendo as lições e cada dia mais orgulhosa de você e com um amor incondicional. Infelizmente, ao completar meus 10 anos e receber a noticia que você não era meu pai de sangue, de certa forma, me fez ficar sem chão e o meu mundo desabar; me fez chorar e você veio com palavras doces e carinhosas dizendo assim pra mim: “Pai é quem cria e eu vou continuar sendo seu pai!” E eu sei o significado disso, pois o meu amor por ti só aumentou depois disso. Você é meu guerreiro, que, em dias frios saía às 5 horas da manhã, andava 10 quilômetros de bicicleta para trazer nosso sustento e, mesmo assim, chegava em casa com um sorriso no rosto brincando com nós! Com todas as dificuldades, lutas e necessidades que passou na vida, seu bom humor sempre é o mesmo. Ajudando todo mundo, nos mostrando valores. Me ensinou que uma família unida é a coisa mais linda que pode existir. Toda uma vida não será tempo suficiente pra te agradecer tudo que você fez por mim, pela nossa família. Anjos existem e uma prova disso é meu pai, que eu tenho o maior orgulho! Te amo incondicionalmente até o fim da minha vida!