Logo Folha de Candelária
Geral 19/02/2021 17:25
Por: Redação

Moradora de Rincão do Cedro denuncia maus tratos a animais

Cães e gatos estariam sendo mantidos em condições precárias de higiene e sem alimentação.

Uma moradora da localidade de Rincão do Cedro, interior de Candelária registrou uma denúncia na Delegacia de Polícia de Candelária na semana passada, sobre uma situação de maus tratos a cães e gatos, que estaria ocorrendo em uma propriedade da mesma localidade.

Segundo ela, que preferiu não se identificar, na residência os proprietários mantém pelo menos 20 animais, entre cães e gatos, mal alimentados, alguns presos em locais sem as mínimas condições de espaço e higiene. Conforme a ocorrência, algumas cadelas possuem filhotes, enquanto que outras assim como algumas gatas, estariam prenhas. 

Em contato com a Vigilância Sanitária do município, nossa reportagem foi informada de que o caso já é conhecido pelo órgão. Segundo o fiscal sanitário, Leonardo Ribeiro, duas visitas já foram feitas no local, inclusive com uma integrante da S.O.S. Bichos que se disponibilizou a buscar formas para conseguir a castração destes animais.

Ribeiro explica que na primeira visita, apesar das queixas da proprietária de falta de condições para manter os animais, não observou tanta precariedade na situação. Contudo, na segunda visita a situação havia se agravado. “Há uma cadela com filhotes, bastante magra no local. Além disso, contamos pelo menos nove cães acomodados em um galpão tomado de pulgas. Sendo assim, orientamos a proprietária sobre a necessidade de colocar os animais em outro abrigo para limpar o local”, explicou.

Diante a situação e da notificação da Vigilância, a proprietária revelou que não possui mais condições de manter os animais e por isso, gostaria de doá-los. Sendo assim, interessados em adotar de forma responsável, tanto cães adultos, quanto os filhotes ou até os gatos, podem contatar a Vigilância pelo telefone 51 3743 8154.

Ribeiro ressalta a importância destas adoções, já que atualmente o município não possui um local próprio para acomodar esses animais. “Mesmo com todo apoio que a ONG oferece em Candelária, não temos onde manter esses cães e gatos, então, caso alguém sinta vontade de adotar estes animais, pedimos que entre em contato o quanto antes”, pontua.