Logo Folha de Candelária
Geral 03/05/2019 15:56
Por: Tiago Mairo Garcia

Departamento orienta população a realizar destinação correta do lixo

Depósitos seguem se formando em alguns pontos da cidade e podem causar riscos de contaminação para a população

  • Depósito de lixo formado próximo ao Arroio Laranjeiras - Fotos: Tiago Mairo Garcia - Folha de Candelária
  • Diretor Albino Gew fez a coleta dos remédios e depositou em ponto instalado em farmácia no centro
  • Lixo eletrônico pode ser depositado no Departamento de Meio Ambiente
  • Remédios jogados depositados de forma irregular podem causar contaminação

Uma cidade cada vez mais limpa e com o Meio Ambiente bem cuidado por todos. É com esse objetivo que o Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Candelária está desenvolvendo uma série de ações visando conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo. Com o início da coleta seletiva na área urbana, a separação de lixo seco e orgânico já tem feito parte da rotina de muitos cidadãos diariamente. Porém, infelizmenmte alguns ainda insistem em degradar o Meio Ambiente, vindo a depositar lixo de forma errada e em locais impróprios.
Conforme Albino Gewehr, Diretor do Departamento de Meio Ambiente, alguns depósitos de lixo estão se formando em alguns pontos da cidade, com o descarte de alguns produtos sendo realizado de forma inadequada e causando riscos ao meio ambiente. Um dos locais está situado próximo à ponte do Arroio Laranjeiras, entre a rua dos Sonhos e a rua Intendente Albino Lenz, na zona sul da cidade. A reportagem da Folha acompanhou o diretor no local e flagrou o depósito de lixo ao lado do arroio. No local, havia remédios de vários tipos, lixo orgânico, lixo higiênico, entre outros materiais descartados de forma irregular. "Estes remédios depositados aqui são contaminadores e podem causar sérios riscos a todas as pessoas", destacou o diretor.
Gewehr salientou que grande parte da população candelariense entendeu e aderiu à coleta seletiva de resíduos residenciais e comerciais, mas ainda é necessário realizar o trabalho de conscientização. "A esmagadora maioria da população entendeu e aderiu à coleta seletiva, mas ainda é preciso que mais pessoas tenham essa consciência para que lugares como esse depósito não se proliferem em nossa cidade", frisou. 
DESTINAÇÃO CORRETA - Visando oferecer mais opções para que a população possa dar a destinação correta a alguns materiais, o Departamento de Meio Ambiente está desenvolvendo parcerias com alguns estabelecimentos comerciais para efetivar o recolhimento dos rejeitos. Gewehr explicou que pneus podem ser entregues em borracharias, remédios não usados em farmácias, lâmpadas e pilhas nas lojas que vendem os produtos. No caso de equipamentos eletrônicos que são descartados, o proprietário pode entrar em contato ou levar até o Departamento de Meio Ambiente, nos fundos da Prefeitura Municipal, para efetivar o descarte. Para ilustrar, o diretor recolheu os remédios que encontrou no depósito de lixo e realizou o descarte na Farmácia São João, no centro, um dos pontos de coleta destes produtos na região central. "Em breve vamos finalizar outros pontos de coleta e realizar a divulgação. Com a adesão de todos, poderemos consolidar a destinação correta dos rejeitos e reaproveitamento do material reciclável, gerando renda e economia, e participando desta forma de uma campanha mundial para deixar nosso planeta mais limpo", finalizou o diretor.