Por: Arthur Mallmann
Obras da creche do Marilene têm início nesta terça
Construtora Vargas, de Restinga Sêca, venceu a licitação e assinou o contrato na semana passada
O sonho antigo da comunidade do Bairro Marilene começou a se tornar realidade nesta terça, 15, com o início oficial das obras da nova creche do bairro. A construção, aguardada há anos pelos moradores, é financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
A cerimônia de início das obras contou com a presença do prefeito Nestor Ellwanger, o Rim; da secretária de Educação e Desporto, Carla Martin Goelzer; do secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Jorge Willian Feistler; além de outros representantes do governo municipal. No local, foi assinada a Ordem de Serviço que autoriza oficialmente o início da construção.
Com área construída de 775,85 m² e área total ocupada de 891,68 m², a creche será erguida na Rua Riqueto Furlan, no Bairro Marilene, com investimento total de R$ 2.299.000,00. A unidade seguirá o Projeto Padrão FNDE (Proinfância - Tipo 2) e terá capacidade para atender cerca de 100 crianças de 0 a 3 anos em turno integral.
O contrato foi firmado com a empresa Construtora e Incorporadora Vargas Ltda., de Restinga Sêca, vencedora da licitação realizada em fevereiro deste ano. O responsável pela empresa, Ricardo Souza de Vargas, explicou que os primeiros passos envolvem a limpeza do terreno, a retirada da antiga fundação — deixada pela empresa anterior que abandonou o projeto — e o fechamento do local. O prazo contratual para a conclusão da obra é de oito meses. “Pelo tamanho da obra, o prazo é um pouco curto, mas vamos batalhar para ver se conseguimos concluir dentro do período”, disse.
Sonho antigo e promessa de campanha
A retomada da creche é fruto de um processo de repactuação iniciado pela Prefeitura em agosto de 2023, após o abandono da obra por parte da empresa contratada pelo Governo Federal em um edital anterior. Após interlocuções com o FNDE e com apoio do senador Luis Carlos Heinze, o projeto foi finalmente aprovado em julho de 2024, liberando a possibilidade de uma nova licitação.
O prefeito Rim enfatizou a importância da mobilização política e administrativa para destravar a obra. “A promessa nossa é que iríamos fazer essa creche, que estava parada há oito anos aqui. Por isso, hoje é um dia histórico para nós, principalmente para a população do Bairro Marilene.”
Para a secretária de Educação, Carla Martin Goelzer, o momento é de comemoração. “O sentimento é de realização, de estarmos podendo alcançar às pessoas o que elas realmente precisam”, afirmou. Ao lado dela, a diretora de Educação, Andrea Berle, destacou a importância da nova unidade para a comunidade.
Jorge Willian Feistler também destacou o empenho da administração. “Desde que assumimos, a ordem do prefeito Rim é dar andamento em todas as obras. No caso da creche, era um recurso que já estava garantido, mas precisávamos abrir uma nova licitação, e isso foi feito de forma muito ágil”. Como exemplo de outras obras importantes, o secretário mencionou o andamento da obra do Posto de Saúde do Bairro Rincão Comprido, prevista para ser inaugurada na metade do ano, com investimento superior a meio milhão de reais.
(Fotos: Arthur Lersch Mallmann | Folha de Candelária)