Por: Odete Jochims
Turismo: primeiras placas já sinalizam novo Circuito de Cicloturismo
Trajeto tem Candelária como ponto de partida e se estenderá por 320km ao longo de 15 municípios da região
As placas indicando a “Rota dos Dinossauros” em alguns pontos do município tem despertado a curiosidade de muitos. Trata-se da sinalização do novo Circuito de Cicloturismo Rota dos Dinossauros que, aos poucos, está sendo colocada pela Prefeitura Municipal. O circuito terá um total de 320km e envolverá 15 municípios da região Centro-Serra, sendo 7 deles considerados municípios-sede. São estes: Candelária, Cerro Branco, Agudo, Restinga Seca, São João do Polêsine, Dona Francisca e Ibarama.
Segundo o projeto da rota cicloturística, desenvolvido pela União dos Municípios do Circuito Paleontológico (UMCP), o cicloturismo pode ser definido como “um passeio ou viagem de lazer na qual o ciclismo é parte significativa da experiência turística”. O principal objetivo, portanto, é estimular o turismo rural envolvendo famílias ligadas à agricultura familiar, valorizando os produtos, a cultura e a gastronomia local.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. De acordo com o secretário da pasta, Flávio Kochenborger, a expectativa é de que todos os municípios tenham encerrado a etapa de sinalização até meados de junho. “O lançamento oficial está previsto para o segundo semestre deste ano, quando pretendemos realizar um evento inaugural”, explica Kochenborger. Em breve, estará disponível um site com mais informações sobre os trajetos, bem como os locais de apoio, atrações turísticas, opções de acomodação, entre outros. ( por Arthur Lersch Mallmann )