Logo Folha de Candelária
Geral 30/07/2021 16:14
Por: Redação

Onda de frio traz geada e até chuva congelada

Em pelo menos 29 municípios gaúchos ocorreu registro de neve, repetindo um fenômeno verificado com força em Candelária no ano 2000

  • Geada na Rua Daltro Filho, propriedade dos Franke
  • Imagem da Vila União de julho de 2000: forte nevasca

A onda de frio que causou temperaturas negativas em várias cidades do sul do país deve perder força neste final de semana. Para Candelária, as mínimas previstas para o sábado e o domingo variam entre 5° e 8°, enquanto que as máximas devem se aproximar dos 20° à tarde. Durante a semana, porém, as temperaturas no município se aproximaram do zero e causaram fortes geadas e até registro de chuva congelada em alguns pontos. Nas redes sociais, algumas pessoas compartilharam imagens dos efeitos do frio. Conforme reportagem publicada no portal gauchazh, a neve foi identificada em pelo menos 29 municípios gaúchos. Em alguns pontos, a neve foi intensa, fenômeno que é resultado de uma combinação de fatores que não se repete com frequência no estado.

Conforme levantamento da Somar Meteorologia, baseado nas estações convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de 2002 até os dias atuais foram cem ocorrências no Estado, sendo em maior quantidade no mês de agosto. Segundo os dados, apenas 2014 não registrou o fenômeno – todos os demais anos tiveram ao menos uma ocorrência.

Na manhã de 13 de julho de 2000, a região serrana de Candelária amanheceu com ares europeus. A neve registrada durante a madrugada pintou de branco os telhados das casas e a vegetação. Tendo se deslocado até a Vila União para registrar o evento que tanto fascínio causa às pessoas, a reportagem da Folha foi surpreendida um pouco adiante das 9h por uma precipitação fina que, aos poucos, se transformou em flocos de neve. A precipitação de neve durou cerca de 15 minutos, tempo suficiente, no entanto, para encantar quem nunca havia presenciado nada parecido. Várias pessoas residentes na cidade subiram à serra para conferir a paisagem modificada pela neve. Com o mesmo propósito, dezenas de alunos e professores da Escola Professor Dinarte, da Vila Passa Sete, lotaram um ônibus. Na Picada Karnopp, a turma desceu para ver o espetáculo proporcionado pela neve, fenômeno natural desconhecida da grande maioria e, por isso, se transformou em uma experiência única para todos.