Logo Folha de Candelária
Geral 14/09/2018 11:40
Por: Tiago Mairo Garcia

Servidoras da Assistência Social apresentam boas práticas do SUAS no Paraná

Candelária foi um dos 10 municípios gaúchos selecionados para participar de encontro nacional realizado em Curitiba

Um reconhecimento ao trabalho realizado para auxiliar quem precisa. Nos dias 28 e 29 de agosto, a Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS Aconchego, participou da Oficina "Apoio Técnico Regional de Aprimoramento Metodológico do PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família", Região Sul (RS, SC e PR), realizado em Curitiba, capital do Paraná. A Assistente Social Tais Bassani Costa e a Psicóloga e Coordenadora do CRAS Aconchego Graziele Mahl representaram o município e tiveram todas as suas despesas custeadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
O evento na capital paranaense foi uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), com o objetivo de apresentar pesquisas e estudos selecionados que estão diretamente relacionados aos programas estruturantes, com finalidade de trazer elementos para aperfeiçoar os programas sociais conduzidos pelo órgão federal. A iniciativa também teve por objetivo coletar contribuições e dar visibilidade às metodologias adotadas pelos profissionais que trabalham nos CRAS dos municípios no processo de execução do PAIF, além de compreender os principais desafios enfrentados pelas equipes locais e de conhecer estratégias desenvolvidas para a efetivação dos direitos das famílias usuárias desse serviço. 
Foram selecionados dez trabalhos desenvolvidos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para serem apresentados no encontro. Entre os municípios gaúchos selecionados, Candelária foi um dos municípios escolhidos ao lado de Santa Maria, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Pelotas, Gravataí, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Bagé e São Borja.
O município de Candelária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS Aconchego, foi selecionado devido a sua participação na pesquisa em âmbito nacional, que foi composta por diversas fases, desde o início do ano de 2018, e por ser destaque na atuação e boas práticas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Esse serviço consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir o rompimento dos vínculos familiares, fortalecer os vínculos comunitários, promover o acesso aos direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, sendo suas principais atividades: acolhida, encaminhamentos, acompanhamento familiar, visitas domiciliares, busca ativa, oficinas com famílias, com idosos e ações comunitárias, atendendo famílias da cidade e do interior do município, em situação de vulnerabilidade social ou risco social.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Marta Becker Emmel, destaca a sua satisfação por ver o município integrando a pesquisa nacional. "Para nós, estar entre os 10 municípios do RS é muito gratificante, pois comprova o trabalho que é realizado na Política de Assistência Social em nosso município, e fortalece cada vez mais nossas ações em prol das famílias atendidas. As técnicas que participaram do evento trouxeram uma gama de conhecimentos, experiências e materiais didáticos compartilhados com municípios presentes, e também levaram muitas experiências do nosso CRAS Aconchego, no trabalho social que é desenvolvido com nossas famílias da cidade e do interior do município", destacou a secretária. Após ser finalizado o trabalho, será lançado até dezembro o Caderno 3 do PAIF, contemplando as práticas dos 110 municípios e 22 estados brasileiros que fizeram parte dessa pesquisa no Brasil. (Com informações de Erni Bender - Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Candelária)