Logo Folha de Candelária
Região 06/09/2024 07:50
Por: Diego Foppa

Jonas Arreal: agora é na linha de frente

Candidato do MDB, é o segundo entrevistado da série que apresenta o perfil, trajetória e as principais propostas dos postulantes à Prefeitura de Novo Cabrais

  • Jonas Arreal: “Meu pai sempre foi e será uma inspiração em todos os sentidos”
  • Fabiana Lismeia Becker Deicke é a vice na chapa
Campanhas políticas não são algo novo na vida de Jonas Arreal, de 40 anos. Desde jovem, participou da JMDB (juventude da sigla) de Novo Cabrais, da qual foi presidente em duas oportunidades. Neste período, chegou a ser colega de políticos como Gabriel Souza (atual vice-governador) e do deputado estadual, amigo e atual secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Beto Fantinel, além de Paulinho Salerno, secretário executivo do Plano Rio Grande - programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul criado para cuidar de ações para a reconstrução do Estado após as enchentes. 
Ainda jovem, também acompanhou de perto os primeiros passos de um de seus irmãos, Mauro de Arreal (concorreu à vice no ano de 2000 e, posteriormente, foi vereador em quatro mandatos). Contudo, ele revela que seu envolvimento com a política foi motivado por seu pai Arthur Arreal (falecido em 2006, com 70 anos), líder comunitário e, assim como Jonas, um apaixonado pelo esporte. “Meu pai sempre foi e será uma inspiração em todos os sentidos”, conta. Casado com Pâmela Böck, com quem tem um filho de um ano e nove meses que leva o nome de Arthur, uma homenagem ao seu pai. 
Jonas nasceu e cresceu na localidade de Cortado, então Cachoeira do Sul. Estudou no ensino primário na escola Luiz Cerentini. Depois, cursou do 6ª a 8ª série na Pedro Lovato e, após, realizou o ensino médio na Afonso Pena, em Paraíso do Sul. Mais tarde, se formou em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especializações em Supervisão Escolar e Educação Especial e Inclusiva. No período de universitário e logo depois de formado chegou a atuar como preparador físico em times tradicionais do interior como o São José de Cachoeira do Sul outros clubes do interior gaúcho. Após as experiências no futebol de campo, juntamente com um sócio, abriu uma academia em Paraíso do Sul. No entanto, em 2011, tornou-se servidor público do município de Cabrais e, um ano mais tarde, do Estado. Desta forma, passou a lecionar no município e também em escolas estaduais de Cerro Branco e Candelária. Desde 2010, também trabalha com agente autorizado do Grupo RBS.  

UM RAIO-X DO PERFIL DE JONAS ARREAL
Time: Grêmio. | Música: Rock e MPB. | Filme: Mãos Talentosas: A História de Ben Carson. | Ídolo: Meu pai. | Hobby: Esportes. | Pior defeito: Ansiedade. | Maior qualidade: Diálogo.  

“É necessário fazer política de um jeito diferente”, afirma 
Apesar do envolvimento com a política desde cedo, Jonas participou de sua primeira eleição em 2020, quando foi o sexto vereador mais votado entre os nove eleitos, obtendo 179 votos. “Tive uma boa experiência na Câmara nestes últimos quatro anos, trazendo recursos, intermediando obras de infraestrutura, educação e esporte, além de poder ouvir e defender as demandas de interesse da população. Fui um vereador autônomo: elogiei e critiquei as ações do Executivo sempre defendendo o interesse público”, relata. Desta vez, seu nome estará na urna novamente, mas para o cargo máximo do Executivo. “Me sinto preparado e venho com ideias novas. Entrei na política buscando fazer ela de um jeito diferente. É necessário planejar o crescimento a médio e longo prazo com políticas públicas efetivas. Acredito que nosso município tem muito potencial para se desenvolver”, enfatiza. 
Neste sentido, aliando juventude com experiência, ele relata que a dobradinha pretende também transformar a gestão pública municipal em um modelo de eficiência e eficácia, assegurando melhor atendimento e maior transparência possível para a população. “Nosso compromisso é trabalhar incansavelmente para transformar as propostas deste plano em ações concretas”, destaca. 
Além disso, salienta que uma das preocupações é com os jovens. Por isso, uma das propostas do plano de governo é criar o projeto Primeiro Emprego para jovens entre 16 e 24 anos. “Além do encaminhamento e qualificação do jovem, o projeto oferecerá assessoria técnica e disponibilizará auxílio financeiro para a empresa contratante”, conclui.  

Por que quero ser prefeito? 
“Por acreditar que Novo Cabrais tem um potencial muito grande de evolução e por querer que as pessoas tenham esperança de dias melhores, através das nossas propostas e diálogo com a comunidade em geral”
Jonas Arreal 

PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA A SAÚDE, INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO 
SAÚDE – Ampliação do horário de atendimento médico para casos de urgência, emergência e sala de observação até no mínimo às 22h; ampliar o atendimento médico de médicos especialistas, incluindo a contratação de um pediatra; criação do programa Remédio em Casa para diabéticos e hipertensos; criação do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI); ações específicas com foco na prevenção de doenças; otimizar a farmácia municipal para um atendimento mais rápido e eficaz; ampliação de consultas, medicamentos e exames, entre outros. 

INFRAESTRUTURA – melhorias em estradas, pontes e vias de acesso ao interior para escoamento da produção; implementar o programa de mobilidade urbana, visando melhorarias em vias públicas e calçadas; concluir o calçamento em avenidas não pavimentadas; elevação da estrada geral da Várzea; onde preciso, realizar o alargamento de estradas vicinais; construção de uma ponte de concreto no Arroio Barriga, através de emenda já garantida do deputado Márcio Biolchi, intensificar articulações buscando viabilizar o asfaltamento geral da estrada do Cortado, entre outros. 

EDUCAÇÃO – ampliar e aprimorar o sistema de segurança nas escolas municipais; fornecer horários acessíveis ou estendidos para pais ou responsáveis na Emei Nossa Senhora de Fátima; capacitação e valorização dos profissionais; potencializar a assistência pedagógica, bem como atendimento especializado/individualizado; promover oficinais e modalidades esportivas no contraturno escolar, visando o incentivo social, físico e intelectual; criação dos jogos escolares; otimização do sistema de ensino através de material específico, entre outros. 


*Os três temas foram escolhidos pela reportagem, e os mesmos serão abordados com os demais candidatos. 

A VICE - Fabiana Lismeia Becker Deicke nasceu e foi criada na Linha Pfeiffer, tem 48 anos, é casada com Jarbas Deicke e mãe de Renan e Rafael. Servidora pública de carreira há 27 anos na Prefeitura de Novo Cabrais, ela é graduada em Letras e Ciências Contábeis. Além disso, possui pós-graduação em Gestão Pública e Gestão Financeira e Controladoria. Em duas oportunidades foi patroa do CTG Presilha Pampiana, sendo a primeira mulher a comandar a entidade tradicionalista no município. Filiada ao PSB, terá sua primeira experiência política no pleito deste ano.  

CRONOGRAMA - A série terá continuidade na próxima semana com as entrevistas de Leodegar Rodrigues (Novo Cabrais) e Paulo Butzge (Candelária). As reportagens especiais seguirão até o dia 27 de setembro. Nelas, os prefeituráveis de Novo Cabrais, Cerro Branco e Candelária irão falar sobre suas trajetórias profissionais e políticas, bem como as famílias e planos para o futuro, caso sejam eleitos. O conteúdo também será disponibilizado no site da Folha, juntamente com o plano de governo completo de cada chapa.