Logo Folha de Candelária
Geral 26/04/2019 11:17
Por: Tiago Mairo Garcia

Seminário debate a violência contra a mulher

Evento reuniu mais de 150 pessoas na Câmara de Vereadores

  • Delegada Lisandra Castro de Carvalho foi uma das palestrantes do evento
  • Grande público participou do Seminário na Câmara de Vereadores - Fotos: Odete Jochins / Folha

Com a presença de aproximadamente 150 pessoas, foi realizada na tarde de ontem, 25, na Câmara de Vereadores de Candelária o 1º Seminário da Mulher Candelariense. O evento debateu como tema principal a construção de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher.
A programação teve início com a Secretária da Mesa Diretora da Câmara, Vereadora Cristina Rohde, em seguida ocorreu a palestra com a vereadora, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre e Tenente da Brigada Militar, Nádia Gerhard, que abordou o tema "Características de violência contra a mulher". Em seguida, a delegada responsável pela Delegacia da Mulher e da Criança de Santa Cruz do Sul, Lisandra de Castro Carvalho falou sobre "O Papel da Delegacia contra a violência doméstica, o enfrentamento com meios de combate a violência doméstica". A Deputada Estadual Zilá Breitenbach, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência, também participou ao tratar sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres. O seminário foi encerrado com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação de Candelária, Marta Emmel, que abordou o tema "Faces da violência local contra as mulheres - compartilhando vivências", onde apresentou dados sobre a violência doméstica no município de Candelária.
A delegada Lisandra Castro de Carvalho destacou a importância de se debater a violência doméstica contra a mulher com a sociedade. "A abordagem do tema é fundamental no combate a violência contra a mulher. É importante a divulgação do trabalho e do tema que está presente em todas as camadas da sociedade. Precisamos mostrar para as mulheres que existem meios de se combater a violência", destacou a delegada. A Tenente da Brigada Militar, Nádia Gerhard falou sobre a instalação da patrulha Maria da Penha no Estado. "Estávamos vendo que as medidas protetivas não estava sendo suficiente para defender as vítimas da violência. A patrulha Maria da Penha foi criada para auxiliar as mulheres com medidas protetivas, com policiais capacitados, que trabalham em rede de atendimento, sendo importante para proteger as mulheres e as crianças. Com a patrulha demos um recado aos agressores de  que agredir mulher é crime e vai preso", finalizou a tenente. O evento foi uma realização da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Candelária.