Por: Arthur Mallmann
A posse de Rim, Cristiano e dos vereadores eleitos
Jaira Diehl irá presidir o Legislativo em 2025; solenidade aconteceu na tarde do dia 1º, na Câmara Municipal
A virada do ano marcou a transição de mandatos nos poderes executivos e legislativos dos municípios de todo o país. Em Candelária, a posse dos eleitos na eleição de outubro de 2024 ocorreu a partir das 17h de quarta, 1º, na Câmara de Vereadores, cujo plenário ficou pequeno para o público presente.
A solenidade iniciou com a secretária executiva da Câmara, Isabel Ellwanger, chamando individualmente os 11 vereadores eleitos. A mesa diretora provisória foi formada pelos vereadores mais votados no pleito, pela ordem, Alexandra Bini (PP), Jorge Willian Feistler (PL) e Marcelo D’Ávila (PP). Na sequência, as vereadoras Alexandra Bini e Jaira Diehl (PP) conduziram a primeira-dama Cleonice de Medeiros e a esposa do vice-prefeito Cristiano Becker, Marcela Becker, para o ambiente da cerimônia. A vereadora Alexandra passou a presidir a sessão, convidando a todos para entoar o Hino Nacional.
A solenidade seguiu com o juramento de cada vereador e vereadora, seguido da assinatura do termo de posse. Na sequência, a sessão foi suspensa para eleição da mesa diretora. A única chapa inscrita foi eleita por unanimidade, com a seguinte composição: Jaira Diehl, presidente; Márcio Bataioli (PL), vice-presidente; e Marcelo D’Ávila (PP) secretário.
A partir da eleição da mesa diretora para o exercício de 2025, a presidente Jaira Diehl passou a presidir a sessão, solicitando a condução por colegas do prefeito Nestor Rubem Ellwanger (Rim) e do vice-prefeito Cristiano Becker. Logo a seguir, Rim e Cristiano prestaram juramento e assinaram o termo de posse para o novo mandato até 31 de dezembro de 2028. Seguiram-se os pronunciamentos de um representante das bancadas na Câmara e do prefeito Rim. Ao final, as esposas de Rim e Cristiano receberam buquês de flores e ainda foi prestada uma homenagem para as vereadoras mulheres da Casa Legislativa.
(Fotos: Maieve Soares | AI Câmara)