Logo Folha de Candelária
Rural 19/05/2017 11:34
Por: Tiago Mairo Garcia

Vacinação da febre aftosa está em andamento em Candelária

35.760 cabeças de gado devem ser vacinadas no município

Está em andamento a campanha de vacinação de bovinos contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. Iniciada no dia 1º de maio, a previsão da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) é de que sejam imunizados 13,8 milhões de bovídeos em 330 mil propriedades rurais no Estado até o dia 31 de maio. 
Em Candelária, a vacinação está em andamento. Conforme o técnico agrícola da Inspetoria Veterinária, Felipe Oliveira, no município são aproximadamente 35.760 cabeças de gado que deverão ser imunizados. Oliveira informou que em 2017 o Estado não está mais fornecendo vacinas gratuitas, com os produtores devendo adquirir as doses nas casas agropecuárias credenciadas pelo Estado. "Após comprar as doses, os produtores devem deixar as notas e a declaração com o cadastro do rebanho na Inspetoria Veterinária. Todos têm até o dia 31 de maio para realizar o procedimento", disse o técnico agrícola. O técnico agrícola salientou que foi definido recentemente que os Estados com fronteira internacional deverão seguir vacinando os rebanhos até 2021. 
Em Candelária, as doses podem ser encontradas na Cotribá, única casa agropecuária credenciada para realizar a comercialização das vacinas. Conforme informações repassadas pela empresa na manhã de ontem, 18, foram comercializadas 16 mil doses no município. O último caso da doença no Rio Grande do Sul foi registrado em 2001.