Logo Folha de Candelária
Geral 30/04/2020 19:22
Por: Redação

Coronavírus: Gabinete de prevenção confirma mais dois casos em Candelária

Diagnósticos positivos para a Covid-19 são de dois familiares do segundo caso da doença no município e foram obtidos através de testes rápidos

Candelária passa a ter quatro casos confirmados do novo coronavírus. O anúncio de mais duas pessoas contaminadas foi feito no início da noite de quinta, 30, pelo coordenador do gabinete de prevenção ao coronavírus, Dionatan Tavares, em transmissão ao vivo na página do facebook da imprensa da Prefeitura de Candelária. Os dois mais recentes testes positivos não estavam incluídos entre os casos suspeitos do município. Tavares explicou ter ocorrido uma mudança de protocolo no acompanhamento da doença a partir da chegada de testes rápidos. Pelas regras adotadas até aqui, apenas as pessoas com sintomas e internadas eram submetidas a exames encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen-RS).

Os dois pacientes cujos exames apresentaram testes positivos foram monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Pelo novo protocolo, a constatação de sintomas leves de dois familiares da mulher de 70 anos contaminada estabeleceu que fossem submetidos a testes rápidos. E os resultados confirmaram a presença do coronavírus em um homem de 29 anos e em uma mulher de 24 anos. Tavares fez questão de enfatizar que pela proximidade com a idosa contaminada, ambos já vinham cumprindo medidas de isolamento, que serão agora reforçadas com o acompanhamento e orientação adequada da equipe de vigilância da secretaria de Saúde.

O coordenador do gabinete de prevenção ainda salientou que pesquisas demonstram que a subnotificação não permite dados mais precisos sobre o total de casos da Covid-19. Isso porque muitas pessoas são assintomáticas para o coronavírus e, mesmo sem saber, podem contaminar outras pessoas. Por isso, acredita que à medida que aumentar o uso de testes rápidos irá crescer a confirmação de casos no município. A partir dos dois novos casos positivos, Candelária passa a ter, de acordo com Tavares, com quatro casos confirmados, 22 descartados e ainda dois casos suspeitos. Dionatan Tavares reforçou o pedido, em nome do gabinete de prevenção, para que as pessoas sigam cumprindo as regras de distanciamento social, evitando sair de casa, usando máscara de proteção fora do ambiente domiciliar e manter a rotina de higiene pessoal, lavando frequentemente as mãos, usando também, sempre que possível, o álcool gel.