Logo Folha de Candelária
Geral 17/02/2022 08:18
Por: Redação

Luto: comunidade de Candelária perde Iria Faber

A luta por causas envolvendo o meio ambiente e pelo papel da mulher rural marcaram a trajetória desta candelariense, falecida hoje no Hospital Candelária

A causa da luta pela preservação do meio ambiente fica inestimavelmente mais desamparada com a partida, aos 79 anos, da candelariense Iria Faber, falecida nas primeiras horas deste dia 17 de fevereiro, no Hospital Candelária. Tendo vivido desde seu nascimento na Vila Passa Sete, a trajetória de Dona Iria foi fortemente marcada pela preservação das árvores, pela preservação e resgate das sementes crioulas e pelas lutas em prol de diferentes causas, como por uma agricultura mais saudável, além, é claro, pela força da mulher rural.

Também partiu de Iria a ideia de doar uma muda de árvore a cada criança nascida em Candelária, dentro da filosofia de vida desta brava candelariense, que defendia que cada existência, do início ao fim, dependia, em larga medida e nos mais diversos aspectos, do plantio de ao menos uma árvore. Entre muitos aspectos, é muito relevante o papel de Dona Iria na criação e manutenção do Horto Medicinal Girassol, localizado em sua propriedade, no Passa Sete.

O sepultamento da candelariense será às 16 horas desta quinta-feira, no Cemitério da Família Rehbein. Não haverá velório. Iria Faber deixa enlutados os filhos Elisabeth Rehbein Faber e família, Liselote Faber e família, Eliseu Paulo Faber e família, Juliana Faber e família, bem como os netos Bárbara, Gabriel, Sara e Kalu, os bisnetos Maria Clara e Tito, irmãos, sobrinhos e demais familiares, além da imensa legião de amigos e admiradores.

Qualquer palavra adicional a respeito desta perda correria o risco de soar sentimental. Para evitar que isso ocorra, vale transcrever a mensagem, publicada em rede social, da filha Juliana a respeito da partida da mãe: “Mãezinha! O que te dizer nessa despedida! Como te agradecer o suficiente pela vida e por todo amor que você me deu? Creio que não conheci ninguém no mundo tão dedicada a cuidar dos seus e de todos que chegavam até ela! Todos tinham uma profunda admiração pela Dona Iria pela sua força, pela sustentação que dava a família , pela dedicação as causas que acreditava, pela agricultura ecológica, direitos das mulheres rurais, resgate de sementes crioulas, plantas medicinais, cuidados da terra e das pessoas! Estava sempre ali para cuidar, para acolher, sustentar, para fazer o que tinha de ser feito! Partiu ainda cuidando, não querendo dar trabalho, as palavras faltam...só quero te agradecer por tudo que sou e rezo pra que tua passagem seja leve e tranquila! Te amo!”