Por: Redação
Eleições 2020: processo de votação não terá identificação biométrica
Medida se deve à preocupação com a pandemia. Distribuídos entre 87 seções, Candelária tem 21.896 eleitores aptos a votar
Como não poderia deixar de ser, a pandemima do novo coronavírus também vai influenciar as eleições municipais programadas para este ano. As mudanças vão ocorrer na campanha e também no processo de votação. A realização de comícios presenciais, por exemplo, é muito pouco provável, diante das restrições que são feitas às aglomerações. A justiça eleitoral também já decidiu excluir a identificação biométrica no pleito programado para o dia 15 de novembro (nas cidades com segundo turno a eleição terá uma segunda etapa no dia 29 de novembro). Conforme explica o chefe do cartório eleitoral de Candelária, Rodrigo Collar, a votação com biometria causou uma demora maior na eleição local de 2018 no município. Segundo ressaltou, para tanto ocorreu uma combinação de diferentes fatores nesta que foi a primeira 100% biométrica em Candelária. Rodrigo destacou que em pelo menos 20% dos eleitores, não ocorreu o reconhecimento biométrico. Como havia a necessidade de se fazer quatro tentativas do reconhecimento biométrico, ocorreu uma demora maior na votação, circunstância agravada com o fato de que a eleição previa seis votos. Para evitar problemas como esse é que se decidiu simplificar a votação e retomar o processo anterior, que prevê o reconhecimento do eleitor através de um documento com foto. “Nem é necessário o título. Basta um documento com foto”, ressaltou Rodrigo. O chefe do cartório eleitoral salientou ser esta uma eleição atípica por conta da pandemia, salientando que na seguinte o sistema biométrico deverá ser retomado.
Questionado sobre a organização das eleições, Rodrigo Collar registrou que até a próxima sexta, 4, os mesários deverão ser convocados. Ele destaca que o pleito deverá ter em torno de 300 colaboradores, entre mesários, administradores de prédio e auxiliares da junta eleitoral. Nesta data, Candelária contabiliza 21.896 eleitores aptos a votar, distribuídos em 87 seções, instaladas em 52 locais. São 11.460 votantes na cidade e 10.436 no interior. O cartório eleitoral de Candelária segue fechado para atendimento presencial. Porém, Rodrigo esclarece que os eleitores e demais interessados podem obter informações e outros serviços através dos fones/WhatsApp 99881 9250 e 99881 7032 ou pelo email zon013@tre-rs.jus.br.