Logo Folha de Candelária
Região 07/08/2017 10:16
Por: Diego Foppa

Novo Cabrais debate a assistência social

8ª conferência municipal ocorreu na tarde de quinta-feira e contou com debates, palestra e apresentação

A “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”. Este foi o tema central da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que ocorreu na última quinta, 27, na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Novo Cabrais. A palestra da tarde ficou a cargo da assistente social e conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/RS), Ana Lúcia Magalhães, onde reafirmou o papel da assistência social como política garantidora de direitos e da necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade.

Entre as autoridades presentes no evento, participaram das atividades o prefeito de Novo Cabrais, André de Lacerda, o vice-prefeito Larri Schoenfeldt, o secretário de Saúde, Leodegar Rodrigues, o secretário de Assistência Social, Agnelo Machado e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paula Cerentini.

EIXOS E PROPOSTAS - Ainda na tarde foram apresentados quatro eixos a serem discutidos pelo público. A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio assistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Com a discussões dos eixos foram levantadas diversas questões e propostas pelo público que agora irão ser levadas à Conferência Estadual de Assistência Social que ocorre em Porto Alegre entre os dias 3 e 5 de novembro deste ano. As delegadas eleitas na conferência municipal para apresentarem as propostas em Porto Alegre foram as cabraisenses Flávia Borstmann e Marlene Maus. Um coffee break encerrou as atividades no evento. (Com informações de Cristiano Silva - AI de Novo Cabrais)