Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Festividade na Picada Roos supera as expectativas

O dia ensolarado - apesar das baixas temperaturas - ajudou. Mesmo assim, a presença de público surpreendeu positivamente nas festas alusivas ao dia e colono registradas na quarta-feira, 25, em Candelária. Retomando uma tradição existente no município, neste ano as festividades se dividiram pelo rio Pardo. De um lado, a festa aconteceu no Salão Nelson Ellwanger da Picada Roos e, de outro, no pavilhão da comunidade católica do Quilombo, que marcou também o churrasco anual da Sociedade de Damas Glória.
No Quilombo, a movimentação já começou pela manhã, seguindo-se um concorrido almoço, prestigiado por uma comitiva integrada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, o diretor de turismo e cultura, Alan Wagner, a rainha do município, Pauline Kellermann Kaercher, a princesa Helena Karnopp, além do Candino e da Candina. O sepultamento às 15h, na Linha Facão, de Traudi Matilde Hübner Thom, irmã do vice-prefeito Ênio Hübner, motivou a ausência deste e do prefeito Lauro Mainardi.
A Sociedade Glória - que festejou 54 anos de atuação - convidou as sociedades Palmeiras (Linha Alta), Primavera (Passa Sete), Canto Orfeu (Linha Facão) e Rui Barbosa (Linha do Rio). Em nome das integrantes da sociedade anfitriã, Marli Rehbein, saudou colonos e motoristas pela passagem da data e agradeceu a presença de todos. Na parte da tarde, as atrações incluíram apresentações de danças alemãs da Escola São Paulo e uma reunião dançante animada pela Banda Monthana.
“Nem nas nossas previsões mais otimistas esperávamos um público tão grante”. O comentário de Marciano Büllow, um dos organizadores da festa realizada na Picada Roos, ilustra o êxito da promoção. Quem acompanha todos os anos as festas do colono e motorista testemunhou ter sido a maior dos últimos anos. Pela manhã, o grupo Freundenkreis se apresentou, seguindo-se o almoço servido para cerca de 300 pessoas. Entre os presentes, o prefeito Lauro Mainardi, acompanhado da esposa Jussara Mainardi. Na parte da tarde, aconteceram as tradicionais competições de tiro ao alvo e bolãozinho feminino (veja no quadro, os resultados). A festividade se estendeu até às 21h30, com a animação da Banda Modelo. Marciano registra agradecimentos ao público em geral e a todos os colaboradores que se empenharam em favor do sucesso do evento.

Os resultados
Tiro ao alvo
• 1º lugar: Sociedade Guilherme Tell, 110 pontos. Melhor atirador Oli, 25 pontos. Salão Rogério Schwantz;
• 2º lugar: Sociedade 15 de Novembro, 108 pontos. Melhor atirador Flávio, 24 pontos. Salão Noni Schwantz;
• 3º lugar: Sociedade Boa Esperança, 108 pontos. Melhor atirador Gilmar, 24 pontos. Zeno Borstmann;
• 4º lugar: Sociedade Atirador Steel, 100 pontos. Melhor atirador Tiago, 23 pontos. Salão Ellwanger, Picada Roos;
• 5º lugar: Sociedade Harmonia, 98 pontos. Melhor atirador Samuel, 25 pontos. Salão Gewehr;
• 6º lugar: Clube Botucaraí, 97 pontos. Melhor atirador Altair, 21 pontos. Salão Elsino Ellwanger;
• Melhor atirador geral: Oli, com 25 pontos.

Bolãozinho feminino
• 1º lugar: Sociedade Germânica, Picada Roos, 105 pontos. Melhor pontuadora Dorilda Ellwanger. Salão Ellwanger;
• 2º lugar: Sociedade 15 de Novembro, Linha Brasil, 88 pontos. Melhor pontuadora Cenilda Pfeiffer. Salão Schwantz;
• 3º lugar: Sociedade Harmonia, Travessão Schoenfeldt, 83 pontos. Melhor pontuadora Bertholdina Gewehr. Salão Gewehr;
• 4º lugar: Sociedade Boa Esperança, Vila Botucaraí, 78 pontos. Melhor pontuadora Isolete Folmer. Zeno Borstmann;
• 5º lugar: Sociedade Rio Grandense, Linha Curitiba, 77 pontos. Melhor pontuadora Alzeni Roos. Rogério Schwantz;
• 6º lugar: Sociedade Floresta, Vila Botucaraí, 74 pontos. Melhor pontuadora Rosemara Ellwanger. Elsino Ellwanger.