Por:
Festival valoriza a arte da capoeira
Considerada como uma arte genuinamente brasileira, a capoeira está ganhando espaço em Candelária. No domingo, 5, o ginásio do Colégio Ulbra/Concórdia sediou o 1º Festival de Capoeira de Candelária, uma realização conjunta da Associação Cultural Amigos da Capoeira e Prefeitura de Candelária, com apoio da Rádio Triângulo, Ulbra e Academia Circuito 3.
De acordo com o professor Luis Fabiano da Silva, o Tião, o evento cumpriu seu objetivo de valorizar a capoeira e difundir sua prática. A promoção contou com a participação de capoeiristas de Candelária, Cachoeira do Sul e Santa Maria. Em nome dos organizadores, o professor Tião agradece o empenho da Prefeitura na viabilização do evento, citando de forma especial a primeira-dama Jussara Mainardi e a secretaria municipal de Cultura. Também destacou o apoio da Rádio Triângulo e dos demais apoiadores.
Um projeto desenvolvido pela secretaria municipal de Educação está viabilizando a prática da capoeira na Escola Christiano Graeff e na Escola Adão Jaime Porto, da Picada Escura. A capoeira é uma das oficinas do projeto Ações Educativas Complementares disponibilizada em turno inverso. O Colégio Medianeira também está oferecendo aulas de capoeira para seus alunos, igualmente ministradas pelo professor Tião, que ainda atende na Academia Circuito 3, nas segundas e quartas-feiras, à noite. Interessados, inclusive escolas, podem contatá-lo através do telefone 8441 0561.
A origem da capoeira
A capoeira surgiu no Brasil no período da escravatura como uma forma de defesa, de resistência e de luta. Nos poucos momentos de descanso, os negros praticavam golpes de luta para se defenderem. Os instrumentos utilizados eram feitos por eles mesmos a partir de cascas de frutas, barbantes, arames etc. O berimbau, por exemplo, era usado como instrumento musical e também para transmitir sinais quando havia perigo. Quando se aproximava uma pessoa estranha nos momentos em que praticavam a luta, o berimbau era tocado e os negros passavam a simular uma dança com movimentos acrobáticos.