Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Expectativa de boas vendas para o Dia dos Pais

No próximo domingo, 12, é comemorado em todo o Brasil o Dia dos Pais, data instituída no país ainda da década de 50. Como já é tradicional, neste dia a família se reúne em torno da figura paterna e os filhos presenteiam seus genitores com beijos, abraços, palavras de apreço e muitos presentes. As lembranças oferecidas acabam fomentando as vendas em todo o comércio, o que não é diferente em Candelária.
Segundo o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Candelária, Clairton Kleinert, caso o frio prevaleça durante esta semana, a acréscimo nas vendas em relação ao mesmo período de 2006 pode chegar a até 10%, principalmente nas lojas de confecções e calçados. Além do frio, outro fator citado por Kleinert como crucial para o aumento da comercialização é o período de liquidações, que está coincidindo com a data comemorativa. “Os lojistas estão usando a criatividade e atraindo a clientela com vitrines decoradas, promoções e condições especiais de pagamento”, explica o presidente da Acic. Conforme exemplifica, a loja da família, a Casa Radünz, também está investindo nas vendas para o Dia dos Pais, com descontos de até 15% nas confecções e calçados e alongamento dos prazos de pagamento com cheque e cartão. “Mesmo com a atual crise, a esperança é de bons negócios e excelentes vendas”, conclui.
O otimismo de Clairton Kleinert é o mesmo instalado no Karnopp Fotografias, que aposta em produtos diferenciados para agradar sua clientela. Segundo Flávio Karnopp, a loja oferece artigos personalizados para homenagear os pais, como cartões, relógios, canecas, chaveiros, mouse pad, entre outros. “São opções diferentes para quem deseja presentear além do convencional”, explica o empresário, que também aposta no aumento das vendas. “As expectativas são as melhores, pois a procura por estes produtos aumenta cada vez mais. Já recebemos muito pedidos e a previsão é de ainda mais encomendas”, projeta.

A origem da data
O Dia dos Pais, ao contrário do que muitos pensam, não foi estabelecido como feriado apenas para ajudar as fabricas de cartões a vender mais. Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que geram a vida. Sonora Louise Smart Dodd, de Washington, foi quem primeiro propôs a idéia de comemorar a data, em 1909. Ela queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais. No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.