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25/08/2009 16:56
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Tr?nsito: uma quest?o de educa?

Deverão ser iniciadas em breve as obras que tornarão a avenida Júlio de Castilhos preferencial no entroncamento com a avenida Getúlio Vargas. Segundo o secretário do Conselho Municipal de Trânsito e chefe de gabinete da prefeitura, Nelson Farias, a inauguração da rótula, que incluiu a ampliação de canteiros, estreitamento de passagem e uma ampla sinalização vertical e horizontal deverá acontecer no dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro próximo. Na ocasião, o engenheiro de trânsito João Otávio Marques, consultor da Famurs e reponsável pelo projeto, deverá estar presente ao evento. Aproveitando sua estadia no município, Marques deverá realizar também algumas palestras em escolas no município.
CARGA E DESCARGA – Também nos próximos dias deverá ser marcada uma reunião entre o Conselho de Trânsito e proprietários de estabelecimentos comerciais do centro para se tentar chegar a um consenso sobre o horário de carga e descarga de veículos pesados como forma de desafogar o trânsito. Extraoficialmente, sabe-se que serão sugeridos horários entre as 6 e 9h e das 16 às 19h, evitando coincidir com o horário de funcionamento das agências bancárias. A reunião deverá ser intermediada através da Associação do Comércio e Indústria de Candelária – Acic – em data e horário que serão divulgados pela imprensa.
Durante as últimas semanas, a equipe da secretaria de Obras desfez todas as pinturas amarelas que indicavam a proibição de estacionamento em vários pontos do centro e conclui nos próximos dias a colocação de placas que limitam a velocidade em 40% na Pereira Rego e também as que proíbem o trânsito de caminhões. Na Marechal Deodoro, em frente ao Hospital, já foi implantado o sistema de estacionamento paralelo desde a sede da Unimed até o Restaurante Dona Tereza e quem descumprir com a determinação estará sujeito à multas.
COLÉGIOS – Nesta semana também foram concluídos os projetos que visam proporcionar maior segurança aos alunos das escolas Guia Lopes, Concórdia e Medianeira. Todos eles, também sob a orientação do engenheiro Marques, prevêem a instalação de faixas de segurança, sinalização e locais específicos para embarque e desembarque nas ruas laterais. Em relação ao Medianeira, deverão ser construídos dois canteiros na Júlio de Castilhos, um na esquina com a Pinheiro Machado e outro com a Borges de Medeiros. Em frente a Ulbra, deverá ser modificado o sistema de estacionamento, passando de oblíquo para paralelo, inclusive do ponto de táxi existente no local.

Maioria dos motoristas não respeita a faixa

Para que servem as faixas de segurança? Responder que é para evitar risco de acidentes aos pedestres enquanto esses atravessam as ruas seria de uma obviedade abissal, no entanto, para muitos motoristas, as faixas parecem servir apenas confirmar o bom funcionamento do sistema de amortecimento dos veículos. Pelo menos foi assim que a reportagem da Folha interpretou o assunto ao observar algum tempo o que acontece na faixa instalada em frente ao Banrisul, na avenida Pereira Rego, na última quarta-feira, 10.
Foi constatado que de um total de 40 veículos que circularam em ambos os sentidos no horário das 14h30 às 14h45, apenas 13 automóveis pararam e permitiram que os pedestres atravessassem a rua em segurança. Outros 27 motoristas mais apressados, mesmo notando que haviam pedestres para atravessar, simplesmente seguiam em frente. A proprietária da Loja Crisuli, Geneci Gräbner, ratifica o que foi verificado pela reportagem e assegura que os motoristas não estão pondo em prática os ensinamentos que receberam nas auto-escolas. “O movimento intenso de pessoas circulando em direção aos bancos e supermercados causa muitos perigos aqui”, pondera. “Por pura sorte acidentes não acontecem mais seguidamente”, emenda. Para Geneci, um semáforo no local seria a solução. “Assim os motoristas seriam obrigados a respeitar e os pedestres poderiam atravessar a faixa com mais segurança”, conclui.

São 10 mil veículos para 30 mil habitantes

O presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Air Menezes, destacou que as medidas adotadas tem por objetivos ordenar o trânsito e proporcionar segurança tanto aos pedestres quanto aos motoristas. Ele informou que Candelária possui uma frota de 10 mil veículos para uma população estimada em 30 mil habitantes. O incremento da frota é ascendente enquanto que os locais para estacionar são cada vez mais escassos, principalmente no centro da cidade, onde se concentra a maioria dos estabelecimentos comerciais. “Estamos adequando nosso trânsito à realidade e a consecução de nosso objetivo depende da colaboração de cada um”, acrescentou.
ADAPTAÇÃO – Para o capitão Rodrigo Sartori, comandante da Brigada Militar de Candelária, a reorganização do trânsito foi uma comunhão de esforços e uma vez regulamentada será alvo de fiscalização pela polícia. No entanto, ele ponderou que não é interesse da BM sair multando e que, por isso, dará um prazo para que a população se habitue com a nova realidade. Neste sentido, observa que tanto motoristas quanto pedestres atentem para a nova sinalização e obedeçam regras estabelecidas. “Se quisermos uma cidade organizada, todos devem colaborar”, avaliou.