Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

PPP j? tem projetos para vota?

Na última terça-feira, 7, aconteceu na Unisc, em Santa Cruz do Sul, a assembléia geral ampliada do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) para escolha dos projetos da consulta popular deste ano. Segundo Air Menezes, presidente do Comude (Conselho Municipal de Desenvolvimento), todas as demandas apontadas foram aprovadas nas áreas de agricultura, saúde e meio ambiente, com exceção do apoio ao consórcio regional de tratamento e disposição de resíduos sólidos e urbanos (implantação de usina de tratamento do lixo regional). “A inclusão deste quesito na listagem depende de uma verificação para constatar se há amparo legal no Processo de Participação Popular”, explica.
A consulta popular de 2007 será no próximo dia 22 de agosto, durante todo o dia. Todos os cidadãos podem participar, sendo exigido somente título de eleitor ou identidade. Conforme Menezes, as urnas estarão distribuídas no Hospital Candelária e nas secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Além destes pontos fixos de votação, haverá mais oito urnas móveis, que irão percorrer diversos pontos do município.
Através do Processo de Participação Popular, este ano o governo do Estado está disponibilizando para o Vale do Rio Pardo R$ 2.160,000,00 sendo responsabilidade do cidadão definir em que prioridades estes recursos serão aplicados. Em quase 10 anos de consulta, o PPP permitiu que pequenos municípios fossem contemplados com verbas para diversas áreas. “O cidadão tem a obrigação de votar e participar, já que Candelária precisa do apoio de todos para a contemplação dos projetos”, afirma.

 

Os projetos para 2007

Agricultura
• Patrulha agrícola – para aquisição de máquinas e equipamentos;
• Poços artesianos – perfuração e instalação de poços;
• Arranjo Produtivo do Leite – financiamento de equipamentos para produção e armazenagem de leite.
Saúde
• Construção de um ambulatório para consultas (alta e média complexidade);
• Construção da casa de suporte para assistência (radioterapia);
• Readequação de leitos e estrutura física da linha de assistência de materno;
• Ampliação da área física para adequação do atendimento em saúde mental do Hospital Candelária a dependentes químicos em unidade de referência regional.
Meio Ambiente
• Educação ambiental na gestão integrada de resíduos sólidos (orientação ambiental nas escolas/ Coleta seletiva);
• Manejo sustentável na agropecuária (recuperação de nutrientes e reuso de água).