Por:
Candel?ria recebe o Fogo Simb?lico da P?tria
A solenidade foi simples, porém, bela e muito representativa pela relevância de seus significados. Assim foi a chegada no município do Fogo Simbólico da Pátria na manhã desta segunda-feira, 20. Organizada pela Liga da Defesa Nacional, a corrida integra 250 cidades gaúchas, que, a exemplo de Candelária, mobilizam-se para receber a chama do civismo.
A festividade solene ocorreu no coreto da praça Alberto B. da Silveira e contou com a presença do vice-prefeito, Ênio A. Hübner, de secretários de governo, integrantes da Brigada Militar, da Liga da Defesa Nacional e de representantes de entidades do município. Os presentes aguardaram a chegada do fogo simbólico, acolhido por atletas do Grêmio Esportivo Juventude e por um representante dos Correios no trevo de acesso ao município e conduzido até a praça, onde a centelha foi recebida por Ênio Hübner e por Darci Martins Filho, da Liga da Defesa Nacional. Em seguida, a chama foi conduzida para a Brigada Militar, onde ficará resguardada até o início da Semana da Pátria.
Para Darci Martins Filho, a 70ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é a certeza da nacionalidade fortalecida. Em seu discurso, ele ainda garantiu a alegria da Liga da Defesa Nacional pela receptividade candelariense. Quem também se pronunciou foi o vice-prefeito Ênio Hübner, defendendo que a chama tem significado de amor à pátria e valoriza o país.
Liga da Defesa Nacional
Fundada no Rio de Janeiro em 7 de setembro de 1916 por Olavo Bilac, a Liga da Defesa Nacional é uma entidade civil que tem como objetivo estimular o patriotismo, o respeito e o culto aos símbolos nacionais. Através de palestras e seminários sobre temas de interesse nacional, a Liga mantém e difunde seus propósitos há 90 anos. É de sua responsabilidade a organização do desfile de Sete de Setembro, do Dia da Bandeira, entre outros. Entre as atividades da Semana da Pátria, está a Corrida do Fogo Simbólico, realizada no Rio Grande do Sul desde 1938, levando a centelha para o acendimento da pira de mais de 250 municípios no Estado. Segundo a Liga, esta é uma cruzada cívica dividida em seis eixos. Cada um desses eixos leva sempre o nome de algum vulto ou fato histórico de referência nacional e estadual. Neste ano, a reverência é para Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré; José Joaquim de Andrade Neves, Barão do Triunfo; Walter Peracchi Barcellos; Movimento Escoteiro Mundial e Rádio Guaíba.