Por:
Sexta-feira de comendas para Lis?te Gewehr e J?lio Massirer
Uma grande festa está prevista para a noite desta sexta-feira, 20, nas dependências do Clube Rio Branco, onde duas personalidades de destaque em Candelária serão homenageadas com a Comenda do Botucaraí. Liséte Gewehr e Júlio Massirer receberão a distinção, tida como a mais alta honraria do município, legitimada através de decretos executivos no início do mês de agosto.
Conforme a administração municipal, a intenção é oficializar o reconhecimento em nome de toda a sociedade pelos relevantes serviços prestados pelos homenageados a Candelária. Liséte é uma referência na área cultural e sua obra é reconhecida na esfera regional, estadual e, inclusive, no âmbito nacional e internacional. Já Júlio Massirer é uma pessoa com um histórico de grande envolvimento comunitário, com participação ativa em várias entidades.
A festividade deste feriado ainda inclui na programação a comemoração do segundo aniversário da Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo. Haverá também um jantar de confraternização, uma exposição alusiva aos dois homenageados e também apresentações do Coral Municipal de Candelária e do grupo de danças folclóricas Edelweiss, de Santa Maria.
ORGULHO: Para Liséte Gewehr, a premiação com a Comenda do Botucaraí foi motivo de muito orgulho e alegria, já que sempre procurou levar o nome de Candelária além fronteiras por meio de seu trabalho. “Fiquei extremamente emocionada quando esta distinção foi anunciada para mim”, revela. “Fora o lado emocional, fazendo uma análise da minha obra, fiquei muito feliz, pois é o reconhecimento do meu trabalho”, completa. Segundo a artista, este é um incentivo para aperfeiçoar ainda mais tanto o lado profissional como pessoal, lembrando uma frase do grande pintor gaúcho Iberê Camargo: “A minha bagagem são os meus sonhos”.
EMOÇÃO: Júlio Massirer se diz emocionado pela honraria, notícia que recebeu por telefone há cerca de um mês quando participava do evento escoteiro Jamboree Internacional, na Inglaterra. Na oportunidade, quando conversou com o prefeito Lauro Mainardi, disse estar muito honrado, pois já havia recebido diversas condecorações a nível nacional e agora fica gratificado por Candelária reconhecer o seu trabalho em prol do crescimento do município. “Uma das minhas metas exatamente é prestar um serviço voluntário a quem estiver precisando em qualquer esfera da sociedade, postura defendida dentro da filosofia escoteira”, disse. Massirer ainda garantiu que a partir de agora vai levantar ainda mais alto a bandeira do município, já que nos eventos dos quais participa é conhecido como ‘Júlio Candelária’.
A caminhada dos homenageados
Júlio Massirer
Nascimento: 10 de agosto de 1947 – Cachoeira do Sul
Formação: Bacharel em Ciências Políticas e Econômicas; Especialização em Análise Econômica Financeira.
Atual posição: aposentado
Profissionalismo: contador até o ano de 1970; funcionário do Banco do Brasil de 1970 a 1997; Assumiu na agência de Candelária e passou pelas agências de São Francisco de Assis, Uruçui, no Piauí, Taquari e Santa Maria (foi desde caixa executivo até gerente geral); Foi instrutor no Banco do Brasil na área de Recursos Humanos, ministrando cursos de análise empresarial – motivação e qualidade.
Social: Como atividades voluntárias participou e participa: Presidente da AABB – Candelária; Presidente da Piscina Tênis Clube; Diretor Social do Clube Rio Branco; Professor na Área de Turismo do 2º grau no Medianeira; 18 anos professor em Contabilidade e Tec. Profissionais – Concórdia e Medianeira; Tesoureiro da comunidade Sinodal; Membro de Lions Clube Botucaraí; Membro da Maçonaria; Vice-presidente da Associação dos Jovens Empresários de Candelária; Presidente do Conselho Municipal e Turismo; Diretor de Eventos da Associação Cultural Érico Veríssimo; Colaborador da Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Atividades extras: Chefe do Grupo Escoteiro Botucaraí; Membro do conselho administrativo da União dos Escoteiros do Brasil; Condecorado com Medalhas de Valor, Gratidão e Bons Serviços em Grau OURO pela União dos Escoteiros do Brasil pelos relevantes serviços à Juventude Brasileira; Coordenador dos eventos Nacionais da UEB; Participação como Chefe de Delegação de Escoteiros do RS, na Argentina, Ceará e Brasília nos anos 2004-2005 e 2006; Coordenador do STAFF Brasileiro no Jamboree na Inglaterra em 08/2007.
Viagens: Profundo conhecedor do Brasil já tendo visitado 23 estados; Já viajou por 12 paises da Europa; Constante visitador dos paises da América, como Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Peru, Nicarágua, México, USA e Bolívia.
Liséte Maria Gewehr
Nascimento: 2 de agosto de 1955 – Candelária
Cursos e participações: 2007/2001 freqüenta curso Atelier Livre – Programa Uniarte, Santa Cruz do Sul; 2005 participa da AGAPA; 2004 Participa da exposição “Brasil Bem Brasileiro”, na galeria municipal Artur Bual, em Portugal; Participa da exposição “Raízes”, 180 anos da Imigração Alemã no Brasil, Santa Cruz do Sul; 2003 Participa do Porto Alegre em Foco, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo/ Instituto de Artes da UFRGS; Congresso Internacional de Artes Plásticas em Bento Gonçalves; XII Mostra Nacional e III Mostra Mercosul de Pintura Artística em Porto Alegre. 2001 XIX Salão Nacional de Pintura Artística e XI Salão dos Mestres em Gramado; Curso de Desenho “Animais em Movimento” na Unisc; 2000 7ª Bienal Internacional de Artes em Porcelana e 5ª Regional de IPAT EOCP em Montevidéu, Uruguai, como expositora e professora demonstradora; 1998 Curso de Gravura (ênfase à litografia) com a professora Mirian Tolpolar em Porto Alegre; Curso de Pintura com a professora Vera Wildner no Atelier Livre em Porto Alegre; 1996 Curso de Figura Humana com o professor Plínio Bemhard no Museu de Artes do RS; Curso de Aquarela com o professor José Carlos Moura no Museu das Artes do RS; 1992 Curso de Pintura com a professora Alice Brüegman em Porto Alegre.
Premiações: 1º lugar com a obra “Uma História de Liberdade” no VII Salão de Artes Imperial Marinheiro Marcílio Dias, em Rio Grande; Destaque na obra “Portal do Tempo II, XVI Mostra Nacional de Pintura Artística e I Latino Americana – AGAPA – Associação Gaúcha de Pintura Artística; 2006 Destaque com a obra “Tributo à Arte Cicládica” no XVI Salão Internacional de Artes Plásticas do Proyecto Cultura Sur, em Bento Gonçalves; Menção honrosa pela obra “Sob Retalhos” na III Mostra Internacional e XV Mostra Nacional de Pintura Artística, em Gramado; Menção honrosa pela obra “Mergulho ao Luar” no VI Salão de Artes Imperial Marinheiro Marcílio Dias, em Rio Grande; Destaque “Entre a Luz e o Pecado” na 2ª Expoartes, em Santa Maria; 2005 Destaque no concurso de religiões com a obra “Entre a Luz e o Pecado”, em Porto Alegre; 2001 Menção honrosa pela obra “Gaya” no XVI Salão Nacional de Criatividade de Arte em Porcelana, em Gramado; 2000 2º lugar com a obra “Paz 2000” na 7ª Bienal Internacional de Artes em Porcelana, Montevidéu, Uruguai. 1999 1º lugar com a obra (escultura) “Futuro Esperança”, tema Brasil, na 1ª Mostra Internacional e 7ª Mostra Nacional AGAPA de Pintura Artística, em Canela; 1998 1º lugar com a obra “Portal da Sabedoria”, categoria montagem em porcelana, em Gramado; 1º lugar com a obra “Uma História de Liberdade”, na categoria profissional, na XVII Mostra Anual de Pintura sobre Porcelana e Faiança, EXPO Internacional, em São Paulo; 1996 1º lugar com a obra “Jeux de l aVie”, na categoria objeto em Porcelana, no XII Salão Nacional de Criatividade Artística sobre Porcelana, em Gramado; 1995 1º lugar com a obra “A Esperança”, montagem sobre porcelana, XI Salão Nacional de Criatividade Artística sobre Porcelana, em Gramado; 1993 Menção honrosa pela obra “Reflexão” no X Salão Nacional de Artes, em Gramado; 1990 4º lugar com a obra “Labirinto da Vida”, no VII Salão Nacional de Artes”, em Gramado; 1987 Menção honrosa pela obra “Sem Limite para a Arte”, no 1º Congresso Internacional de Arte, em Gramado.