Por:
Prefeitura recebe a segunda patrola
Um programa para ajudar as prefeituras a financiar a aquisição de máquinas e equipamentos nacionais destinados a investimentos em vias públicas, rodovias e estradas. Este é o Provias (Programa de Intervenções Viárias), que viabilizou a compra pela prefeitura de Candelária de duas motoniveladoras novas (popularmente conhecidas como patrolas) e uma retroescavadeira. O investimento total foi de R$ 1.250.000,00. Na terça-feira, 11, foi entregue pela empresa Shark Máquinas a segunda motoniveladora, a última das três máquinas adquiridas através do Provias.
O prefeito em exercício, Ênio Alfredo Hübner, destacou o fato de que Candelária conseguiu se habilitar a uma linha de crédito que o governo federal disponibilizou, via BNDES. Segundo frisou, para todo o país, o programa estabelecia um montante de R$ 300 milhões. “E nós só conseguimos porque nos habilitamos rapidamente”, destacou Hübner, informando que o Banrisul foi o agente financeiro. O gerente da agência local do Banrisul, Marino Marcolin, participou do ato de entrega da patrola na terça-feira. Ele também ressaltou a condição privilegiada de Candelária por ter integrado o seleto grupo de 20 municípios no Estado que conseguiram a liberação de recursos do Provias.
Para o secretário municipal de Obras Públicas, Ênio Rohde, se ainda não é o ideal para as necessidades do município, o novo parque de máquinas da prefeitura oferece condições melhores para recuperar e manter as estradas. Ele explica que o inverno muito rigoroso prejudicou consideravelmente a situação geral das estradas. “Agora, com a tendência de chuvas em menor quantidade e mais máquinas será possível reverter o quadro”, observou. Porém, Rohde pede calma à população, alertando que não será possível atender todas as necessidades ao mesmo tempo. Por enquanto, ele diz que está sendo concluído o trabalho de recuperação das estradas da Costa do Rio, Quilombo e localidades próximas. Informou, ainda, que uma equipe irá trabalhar na região do campo e outra na região serrana.