Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Enchentes - A for?a da ?gua

Não foi pouca coisa o que choveu dias atrás! Não foram poucos os rios que transbordaram em nosso estado. Não foram poucos os desabrigados. Não foram poucas as pessoas que tiveram que fugir, deixando suas casas.
Muito observaram as águas levando os seus pertences. Observaram como que de mãos amarradas, pois o que fazer diante de um rio subindo e ganhando mais força em meio a uma chuvarada?
Em enchentes, as águas ganham força, muita força! Imaginem em um tsunami! Mas, existe um momento em que a água é ainda mais forte. Existe um momento em que a água possui mais poder – este momento é no Batismo. Ali, a poderosa Palavra de Deus está ligada à água. No Batismo, a bem da verdade, o poder não está na água, mas na Palavra que nela está ligada, pois não é Palavra comum, é a própria Palavra de Deus.
No Batismo somos regenerados, renascemos perante Deus. Não é pouca coisa o que isso significa. Não são poucos os pecados que nos separam de Deus. Não é de pouca importância o pecado que herdamos de nossos pais. Mas, o poder da água, ou melhor, o poder da Palavra de Deus ligada à água, garante-nos o perdão. Toda vez que o indivíduo é perdoado, mesmo muito tempo depois do seu Batismo, é como se ele retornasse àquele momento em que a água lhe tocou o corpo, em que a Palavra de Deus foi semeada em seu coração. A água do Batismo é como um tsunami que pela força da Palavra de Deus arranca as impurezas de nosso coração. Mas, a força da água ligada à Palavra é um pouco diferente da força das enchentes e tsunamis: a diferença é que ela tem um poder criador – ela cria a fé, ela dá nova vida. Exatamente por isso ela é mais poderosa. Destruir e matar é algo que o ser humano pode fazer, mas dar nova vida, isto é tarefa divina!
Toda e qualquer tarefa divina é realizada pela Palavra de Deus. Os discípulos de Jesus, que certa vez enfrentaram a força de uma tempestade em meio ao mar da Galiléia, já estavam desesperados com a força das águas. Jesus, por sua vez, dormia. Eles o acordaram pedindo socorro. “E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou e fez-se grande bonança. (Mc 4.39)”. Ali, diante deles, estava uma tarefa, uma ação divina!
Que o poder da Palavra de Deus, que criou todos os elementos como a água, o ar, o fogo e a terra, acalme as tempestades e enchentes de nossas vidas. Que a Palavra de Deus revele o caminho certo, que ela nos leve ao arrependimento e a certeza do perdão. Que no perdão, tenhamos paz! Que a Paz de Deus guarde nossos corações e mentes, em união com Cristo Jesus, para a vida eterna.
Pastor Ismar L. Pinz