Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Toby, um entregador bom pra cachorro

Os entregadores da Folha que se cuidem. Na Picada Karnopp um cãozinho vem chamando a atenção por suas habilidades como entregador de jornal. Chova ou faça sol, duas vezes por semana ele garante as edições da Folha de Candelária para o casal Nilo e Rosia Halberstadt. Conforme contam seus proprietários, quando a porta do armazém é aberta logo pela manhã nas terças e sextas-feiras, o pequeno Toby senta na escada à espera do ônibus. “Quando ele escuta a buzina já sai correndo. O cobrador entrega o exemplar na boca dele”, explica Rosia.
Mas quem pensa que ele trabalha de graça está muito enganado. Seu Nilo só consegue ler as notícias do dia caso dê em troca um bom pedaço de salame para Toby, que fica feliz das patas com sua recompensa. Essa rotina se repete desde os seis meses de vida do cachorro, conforme conta dona Rosia. “Fui umas três vezes com ele buscar o jornal e logo já aprendeu, ainda mais por causa do pagamento pelo serviço”, diverte-se. Hoje com cerca de dois anos, Toby é como uma criança em casa, um divertimento, o xodó da família. “Ele é muito carinhoso e um companheiro da gente. Onde vamos ele está junto”, conta a dona-de-casa.
HERANÇA – Toby não é o primeiro cão da família a ter esta destreza. Antes dele, outros dois cachorros dos Halberstadt também buscavam jornais. O primeiro deles, Benji, já sabia quando o ônibus se aproximava só pelo barulho das marchas. Foram muitos exemplares da Folha entregues até morrer atropelado há cerca de oito anos. Depois dele, outro Benji também aprendeu as vantagens de buscar o jornal: gratificações. Infelizmente, ele também acabou tendo um fim triste no asfalto, mas deixou de herança o filho Toby, que além de parecido, tem as mesmas habilidades do pai.