Por:
Candel?ria envolvida pelo esporte
O ginásio municipal Walter Filter ficou lotado na manhã da última terça-feira, 2. Olhares atentos de centenas de jovens acompanharam a solenidade de abertura da 9ª Olimpíada Estudantil de Candelária, realizada pela prefeitura municipal através das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Cultural e de Educação, comissão organizadora e escolas municipais, estaduais e particulares.
O evento iniciou com a recepção aos convidados, que se juntaram aos demais presentes para acompanhar a entrada da Bandeira da Olimpíada, cuja representatividade está relacionada à união entre os povos e paz entre as nações. Em seguida, alunos conduziram as bandeiras dos educandários participantes dos jogos e, posteriormente, a escola municipal São Paulo realizou uma apresentação de cadências de sua recém-formada Banda Marcial.
PONTO ALTO – Um dos momentos mais belos da solenidade foi o acendimento da pira olímpica. A chama foi conduzida pela atleta candelariense destaque em 2006, Jussimara Radtke, aluna da escola Guia Lopes. Coube à Jussimara também fazer o juramento do atleta. A abertura dos jogos foi encerrada com o pronunciamento do prefeito Lauro Mainardi, que declarou aberta oficialmente a 9ª Olimpíada Estudantil de Candelária. Na oportunidade, ele ainda destacou a valorização que a administração está dando ao esporte e garantiu que no próximo ano o município irá ganhar mais dois ginásios, ambos no parque de eventos. A notícia foi muito bem recebida pelos jovens presentes, que não pouparam aplausos.
Palavra da comissão
A comissão organizadora da 9ª Olimpíada Estudantil de Candelária, composta por Adriana Ristow, Mônica Beskow, Jorge André Ellwanger, André Ziemann, Vinícius Vezentini e Valter Fernando Schmidt Auler, destaca que os jogos são uma festa de jovens que estão descobrindo o mundo, fazendo escolhas, buscando caminhos, aprendendo e se divertindo. Conforme Jorge Ellwanger, para os atletas estar nos jogos já é uma recompensa pelo tempo de treinamento e dedicação. “Por isso, todos já são campeões”, destaca, ressaltando ainda que ser campeão ou campeã é também aproveitar e buscar oportunidades de aprender, crescer e desenvolver-se como atleta e como pessoa. Em nome do restante da comissão, ele ainda ratifica o desejo de que os atletas inscritos na competição levem consigo o espírito olímpico, que exige compreensão mútua, amizade e solidariedade. “O mais importante não é vencer a qualquer preço, mas participar com louvor”, finaliza.