Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Funcion?rios da Caixa est?o em greve

Na última quarta-feira, 3, agências da Caixa Econômica Federal de todo país entraram em greve por tempo indeterminado. Somente no Rio Grande do Sul, a adesão é de 90% dos bancos. Em Candelária, sete dos 10 funcionários estão paralisados, com exceção da gerência. Mobilização também registrada em outras agências bancárias da região.
Conforme a classe, o movimento busca pressionar pela apresentação de proposta que atenda a reivindicações, como novo Plano de Cargos e Carreiras (PCC), valorização do salário base, reposição de perdas salariais, isonomia de direitos e distribuição de lucros. Segundo Adriane Karnopp, que trabalha na Caixa há 18 anos, a isonomia é um benefício para os funcionários mais novos, que, quando contratados, não têm as mesmas vantagens de trabalhadores como ela. Em relação à distribuição de lucros, ela diz que esta talvez seja a maior exigência. “Este ano o banco teve um lucro enorme, mas o que estão nos propondo é a metade do que foi distribuído em 2006”, explica.
Mesmo com a greve, os manifestantes garantem que a intenção não é prejudicar ninguém. “Só queremos melhores condições de trabalho”, garante Adriane. Ele ainda ressalta que o auto-atendimento continua funcionando e que transações bancárias podem ser feitas na lotérica ou no correspondente bancário, que no caso de Candelária é o supermercado VS.