Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Expoeduca??o e Semana da ?gua: dois eventos em um

Por questões técnicas de organização, a Semana da Água, prevista para acontecer este mês, precisou ser transferida para novembro, quando será realizada juntamente com a Expoeducação (antiga Feira de Ciências). Em uma reunião na manhã desta terça-feira, 16, representantes do Comitê Municipal das Águas e secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente acertaram alguns detalhes do evento, que será realizado na sede do CTG Sentinela dos Pampas.
Uma inovação este ano será o chamado Túnel dos Sentidos, idealizado pelo Comitê Municipal das Águas, sob a coordenação da Emater/RS – Ascar e secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, com o apoio da SME e produção de Pinto & O Gordo Produções. Segundo Erian Thieves dos Santos (Pinto), o túnel tem quatro realidades ambientais distintas, onde cada uma delas apresenta características específicas. “Os alunos e pessoas da comunidade vão poder aguçar os sentidos de audição, olfato, tato e visão”, antecipa. Ele ainda explica que, além dos elementos cenográficos, há pinturas artísticas representando cada paisagem dos ambientes, com iluminação, cheiros e sons específicos em cada espaço. “As pessoas entrarão em um mundo de sensações”, promete. O túnel permanecerá no CTG nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro.
EXPOEDUCAÇÃO – Conforme a secretária Carine Carvalho, a Expoeducação é uma mostra dos projetos educativos desenvolvidos por escolas municipais, estaduais e particulares de Candelária. O evento terá dois dias de duração, 20 e 21 de novembro, e também disponibilizará à comunidade candelariense atividades paralelas nas chamadas noites culturais. São ações artístico-culturais das escolas envolvidas, além de apresentações do teatro e coral municipais. “Todos estão convidados a participar e prestigiar tudo o que está sendo feito pelos educandários de Candelária”, convida Carine.

Livraria das Faculdades
Uma outra atração da Expoeducação será a chamada Livraria das Faculdades, do projeto Cultura nas Estradas. Trata-se de uma carreta com uma feira do livro itinerante, que virá diretamente de Passo Fundo através da intermediação do Colégio Medianeira. Conforme a diretora da escola, Marta Emmel, no dia 19 de novembro o caminhão estará nas dependências do Medianeira e nos dias 20 e 21 se deslocará para a Expoeducação. “É uma contribuição da nossa escola para a atividade, já que a visita da Livraria das Faculdades já estava agendada”, explica.