Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Direto de Guarani das Miss?es

Nos dias 12, 13 e 14 de outubro a Associação Candelariense de Juventude Rural (Acanjur), juntamente com o a Emater/RS – Ascar e com o apoio da prefeitura municipal, promoveu a integração de jovens rurais entre Candelária e Guarani das Missões. A atividade foi uma retribuição pela visita feita a Guarani pelos jovens candelarienses no ano passado, que na tarde de sexta-feira, 12, recepcionaram a delegação visitante no coreto da Praça Alberto. B. da Silveira. A solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, teve a apresentação da Banda Marcial da Escola São Paulo. Na oportunidade, o prefeito Lauro Mainardi recebeu uma carta do executivo da cidade visitante e também prestou sua homenagem com uma placa.
Após a recepção, o grupo de cerca de 20 pessoas, liderado pela extensionista da Emater de Guarani das Missões, Terezinha Doron, seguiu para o interior. Os participantes ficaram hospedados em propriedades rurais na Linha do Salso e no Passa Sete e tiveram um final de semana bastante movimentado. No sábado, 13, conheceram diversos pontos turísticos, como a Ponte do Império, a Cascata da Ferradura e o Horto medicinal Girassol. Já no domingo, 14, aconteceu um torneio de integração no campo de Euzébio Rohde, além de outras atividades.
AVALIAÇÃO – Conforme Elaine Eskolaude, da Emater de Candelária, o evento serviu como um intercâmbio de culturas, hábitos e costumes. Cidade de descendentes poloneses, Guarani das Missões se dedica a diversos cultivos, mas não conhece a produção de fumo. “Eles ficaram bastante impressionados com o trabalho das famílias rurais daqui”, destacou.