Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

P?blico da 23? Oktoberfest ultrapassa 440 mil pessoas

A maior festa alemã do Rio Grande do Sul, encerrada neste domingo, 14 de outubro, em Santa Cruz do Sul, reuniu um público superior a 440 mil pessoas em 11 dias de programação, que consumiram cerca de 230 mil litros de chope e 188 toneladas de alimentos. De acordo com a Coordenação Executiva, o maior público registrado pelo evento aconteceu na noite de sábado, 13, quando 93,8 mil pessoas prestigiaram o show nacional com a dupla César Menotti & Fabiano, junto ao Campo Municipal do Parque da Oktoberfest. “Só temos a agradecer a Deus pelos dias que tivemos, pois, com exceção da Esquadrilha da Fumaça, conseguimos realizar toda a nossa programação”, destacou o presidente Ruben Toillier.
A programação da 23ª Oktoberfest iniciou no dia 4 de outubro, tendo como tema a Dança. Ao todo, mais de 2 mil bailarinos de 60 grupos do Rio Grande do Sul participaram das apresentações folclóricas, realizadas diariamente. Os bailes típicos foram animados por 25 bandinhas, totalizando mais de 460 horas de música. Entre as atrações do evento, o Espaço Cultural chamou atenção dos visitantes, principalmente com as Escolas de Culinária e Língua Alemã e a Oficina de Dança. De acordo com a proprietária da Escola Auf Gut Deuscht, Jaqueline Bender, o número de visitantes interessados em aprender a pronúncia de algumas palavras na língua alemã foi maior do que no ano passado. Segundo ela, mais de 350 pessoas participaram da atividade. “Tivemos pessoas de São Paulo, Paraná e, até mesmo, do Amazonas. Em apenas um dia, 57 pessoas passaram pelas nossas cadeiras e isso nos deixa muito felizes”, conta.
Já na Escola de Dança, cerca de 200 pessoas aprenderam alguns passos das danças típicas. “Os visitantes saíam daqui contentes com o aprendizado”, comenta uma das coordenadoras do espaço, Úrsula Muller. A idéia no próximo ano, segundo ela, é realizar diariamente o Concurso de Valsa, que neste ano ocorreu nos dias 8 e 9 de outubro. Além disso, será incluída a Polka. “Vimos que a idéia caiu no gosto do público e vamos pensar em incrementar isso para 2008”, garante. O aprendizado da culinária típica foi outra atração visitada junto ao Espaço Cultural. Os culinaristas André Damin e Gilda Rauber repassaram as dicas sobre o preparo de pratos germânicos para aproximadamente 150 pessoas. “Sair daqui com uma receita de cuca, sabendo os passos do preparo, já valeu a vinda para a Oktoberfest”, comenta Gilda. De acordo com o coordenador de Cultura da Oktoberfest, Nestor Raschen, para 2008 algumas readequações serão feitas para atender esse tipo de público. “Percebemos que muitos estão procurando nossa festa com interesses de aprendizado dos aspectos culturais”, enfatiza.
BALANÇO - Ao fazer uma avaliação do evento, o presidente da Festa da Alegria, Ruben Toillier, estava bastante satisfeito com os resultados alcançados. “Contamos com uma equipe muito qualificada e profissional, que trabalhou de maneira muito séria e dedicada”, enfatizou. Segundo ele, a limpeza e a segurança do Parque da Oktoberfest mais uma vez se destacaram. “Não registramos nenhum incidente grave que pudesse abalar a tranqüilidade do evento. Nossos visitantes puderam usufruir toda programação com muita segurança”, enfatizou. Com relação aos shows nacionais, Toillier reafirmou a convicção da Coordenação para este tipo de atração. “Nos dois sábados tivemos o maior público dos nossos eventos, o que ratifica a vontade popular por shows desta grandiosidade”, frisou.