Por:
Igrejas Luteranas comemoram o Dia da Reforma em 31/10
A Reforma Luterana é um dos acontecimentos mais importantes da história. Ela foi resultado do empenho de um sacerdote alemão da Igreja Católica - Martinho Lutero - em reformar ensinos teológicos e comportamentos morais da Igreja, com base no ensino bíblico. A resistência da Igreja determinou o crescimento do movimento e, por fim, o surgimento de novas Igrejas - como a Igreja Luterana.
A Igreja Romana da época costumava dizer que algumas pessoas possuíam mais méritos do que tinham necessidade para serem salvas. Por isso, este “mérito extra” dessas pessoas poderia ser transferido - especialmente através de pagamento - para pessoas cuja salvação era duvidosa. Lutero protestou contra esta prática, chamada de indulgência. Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou uma série de críticas - que se tornaram conhecidas como 95 Teses - na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. As Teses eram um protesto contra o abuso da autoridade do Papa, especialmente no sentido de desafiar o Papa a esvaziar de graça o purgatório, já que diz controlá-lo.
As idéias de Lutero logo encontraram adeptos em todas as regiões da Alemanha, e mesmo fora dela. A resposta do Papa à situação foi uma bula (ordem papal), ameaçando Lutero de excomunhão, caso não se retratasse. Em protesto, ele queimou publicamente a Bula e foi excomungado em janeiro de 1521. Em junho de 1525, Lutero casou-se com Catarina de Bora, uma ex-freira. Os dois tiveram seis filhos e abrigaram onze órfãos. Lutero publicou cerca de 400 obras durante a sua vida, incluindo comentários bíblicos, catecismos, sermões e tratados. Ele morreu em decorrência de um derrame cerebral em 1546, aos 63 anos de idade, em sua cidade Natal Eisleben. Seu corpo foi sepultado na Igreja do Castelo de Wittenberg, onde, cerca de 30 anos antes, havia afixado suas 95 Teses.
Programação
Para as comemorações em torno do Dia da Reforma Luterana, a exemplo do ano passado as Igrejas Evangélica Luterana do Brasil e a de Confissão Luterana no Brasil convidam a realizam uma programação a partir de terça-feira, 30. Neste dia, às 20h, será exibido um filme sobre a vida de Martinho Lutero, na Congregação Evangélica Luterana “Cristo”. O ingresso será um quilo de não-perecível (não obrigatório. Para o dia 31, está programado o culto na Igreja de Confissão Luterana (Sinodal), às 9h30. Depois, às 12h, acontece o almoço de confraternização nas dependências do Colégio ULBRA/Concórdia.