Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Cedejor, porta de possibilidades para a juventude rural

Neste sábado, 27, o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural forma sua 4ª turma, que tem a participação de dois jovens candelarienses, André Luis Glashorester e Jeferson Adriano Freire. Depois de dois anos dividindo-se entre as aulas na entidade e a prática na propriedade rural, eles encerram o curso com muitas perspectivas para a vida no campo, como a possibilidade de diversificação de culturas e de agregar novas formas de renda para a família e para a comunidade onde está inserida.
Antes do grande momento da formatura, no início da segunda quinzena deste mês os jovens passaram por um momento de aprovação. Eles apresentaram e defenderam seus projetos de sustentabilidade, elaborados durante o tempo em que estiveram no Cedejor. Segundo o jovem Jeferson Adriano Freire, esta foi uma ocasião de bastante expectativa e nervosismo, mas o resultado foi positivo. “A banca ficou impressionada com meu projeto”, comemora. Conheça a seguir um pouco do trabalho desenvolvido por Freire.
Conforme explica o empreendedor, durante as alternâncias no Cedejor os jovens estudaram diversos temas e tiveram como tarefa identificar as potencialidades de suas propriedades. “Diante disso, pude perceber que nossa unidade de produção familiar tinha um potencial em apicultura e piscicultura e foi esta a base do meu trabalho”, elucida o jovem, que elaborou o projeto intitulado “Diversificar a UFP através da ampliação da apicultura e da piscicultura”. Com o apoio da família, ele conclui que seus planos são viáveis e que deverão trazer nova fonte de renda para a propriedade e ajudar também no desenvolvimento da comunidade. “É preciso diversificar e procurar alternativas viáveis para que os jovens permaneçam no campo”, explica o novato produtor da localidade de Sesmaria do Cerro.
FORMATURA – Com o espírito empreendedor fortalecido e com a bagagem de conhecimentos reforçada, o jovem Jeferson Adriano Freire conclui neste final de semana mais uma etapa da vida e diz estar confuso em relação aos seus sentimentos. “Estou triste por estar deixando o Cedejor, mas muito feliz por tudo o que aprendi nesse tempo. Experiência que vai ajudar minha família e que pretendo passar adiante para ajudar também outras famílias rurais”, conclui.

O Cedejor
O Cedejor é uma instituição sem fins lucrativos que tem a missão de contribuir na educação e formação de jovens empreendedores no meio rural através de iniciativas que potencializem seu protagonismo nos processos de transformação de sua própria realidade e no desenvolvimento do território onde está inserido. A quarta turma que se forma neste final de semana vem desde 2006 desenhando seus projetos de vida baseados nos conhecimentos construídos por meio da formação de competências humanas, técnicas e gerenciais que lhe permitiram a visualização de oportunidades de desenvolvimento sustentável. Segundo a base do Cedejor, o centro é parceiro no sentido de que a evasão de jovens talentosos do meio rural é um dos graves problemas a serem resolvidos na busca do desenvolvimento sustentável no campo.