Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Candel?ria ter? coleta seletiva do lixo

Desde o ano passado o município de Candelária vem caminhando em prol da conscientização ecológica. Um desses passos se tornará realidade a partir do próximo dia 20 de março, quando inicia efetivamente a coleta seletiva de lixo. O sucesso da ação, tida como simples pelos envolvidos com o projeto, somente será possível com a colaboração e consciência de toda a comunidade, que pode auxiliar na redução da quantidade de lixo enviada para os aterros sanitários e, conseqüentemente, colaborar com a preservação do planeta.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Orlando Kochenborger, iniciativas como esta já foram implementadas em anos anteriores, mas não obtiveram êxito. No entanto, a expectativa com este novo projeto é grandiosa, já que haverá profissionalização no recolhimento, que ficará sob a responsabilidade da empresa Waccholz Ambiental Sul, responsável também pelo recolhimento do lixo seco no interior e pela varrição das ruas de Candelária. Segundo destaca Kochenborger, a empresa fará o recolhimento gratuitamente, sem custo algum para o município.
A coleta seletiva de lixo, embora necessária para todas as cidades do país, ainda é uma realidade de poucos municípios. Hoje, apenas 155 no Brasil fazem o recolhimento seletivo, o que representa uma parcela muito pequena de todo o detrito produzido em território nacional, atualmente apenas 2% de lixo de todo o Brasil é reciclado. Somente em Candelária, são recolhidas 52 toneladas de lixo por semana na área urbana, situação que deve ser amenizada com o projeto que será posto em prática. “Este é um empreendimento moderno, mas simples, que terá sucesso a partir da conscientização de todos”, salienta o secretário.
CONSCIÊNCIA – A secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, juntamente com o Conselho Municipal da Água, entidades responsáveis pelo projeto de coleta seletiva, firmaram parceria com a Attomic, agência de publicidade de Santa Cruz do Sul, para a criação de um livreto de conscientização. Denominado “Como se tornar um mestre da reciclagem”, o guia deve circular em breve e tem a intenção de educar sobre a coleta seletiva. Um personagem fictício, Preservino Natureba, dá dicas sobre reciclagem e fala da importância desta ação como ferramenta para uma melhor qualidade de vida. Além do livreto, dirigido principalmente para os alunos da rede de ensino do município, também devem circular por Candelária folders sobre a coleta seletiva. “A população deve estar interada do assunto e também dar sua contribuição. Este não é um projeto fechado, estamos abertos para críticas, novas idéias e sugestões”, finaliza Kochenborger.