Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Musa do Sol 1989... um divisor de ?guas

A série de reportagens que a Folha está fazendo com as beldades que compõem a galeria do Musa do Sol está tendo bastante repercussão. A cada edição cria-se a expectativa em torno da próxima matéria, que relata as emoções das eleitas, o significado do concurso em suas vidas e como estão nos dias atuais. Na continuação da série, acompanhe a história de Marinês Marta Karsburg, a terceira Musa do Sol, representante de um marco do concurso. Quando eleita, em 1989, o evento era restrito às jovens do município. Seu reinado foi o fim de uma etapa e o início de um novo ciclo, já que nos anos posteriores o Musa do Sol foi aberto a candidatas de outras cidades.
Marinês recorda que participou do evento por convite da comissão organizadora. Segundo conta, anteriormente já tinha estado em outros concursos, sendo o Musa do Sol sua despedida das passarelas... E foi uma despedida com chave de ouro. Na época no auge de seus 14 anos, ela foi eleita como singularidade da beleza candelariense. “Quando chamaram o meu nome a emoção e alegria foram indescritíveis. É uma recordação para levar para o resto da vida”, relata.
Casada há 15 anos com Marcelino Alencar Moraes Freire, Marinês, que agora também tem o sobrenome do marido, é mãe da pequena Monike Paolla Freire, que completa oito anos no próximo domingo, 18. Com uma Musa do Sol em casa, o comparativo é inevitável e não são poucas as vezes que a menina precisa responder se também pretende participar do concurso. Quando a pergunta é feita, Monike já tem a resposta na ponta da língua: “Vou pensar”, afirma. Caso não siga os passos da mãe, talvez outra pessoinha siga... Aos quatro meses de gestação, Marinês, que trabalha na Estação Rodoviária de Candelária, espera ansiosa para saber o sexo do bebê. Quem sabe ela carregue no ventre uma futura Musa do Sol!
Para Marinês, a experiência de fazer parte da história do Musa do Sol é maravilhosa, ainda mais pelo carinho e reconhecimento que recebe até hoje de toda comunidade. “Agradeço a todos pelo afeto”. Ela ainda parabeniza a Folha pela iniciativa de publicar as reportagens com as musas. “É muito bom relembrar e reviver este momento tão feliz da minha vida”, emociona-se. “Que as jovens se sintam motivadas a também participar, acreditando sempre em si mesmas sem nunca deixar de lado a naturalidade”, acrescenta.
PROGRAME-SE: A etapa local do concurso Musa do Sol ocorre no próximo dia 8 de dezembro. Na oportunidade, será conhecida a representante de Candelária para a grande final do evento em fevereiro de 2008. A festa será no ginásio do Minuano com animação da Banda Balada.