Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Integra??o em l?ngua alem

A última sexta-feira, 30, foi marcada pela interatividade entre escolas de 20 municípios gaúchos que participaram do V Festival de Teatro e II Festival de Música em Língua Alemã (V Theater und II Musikfestival). As atividades, que aconteceram no salão da Comunidade Sinodal, foram uma promoção da prefeitura municipal de Candelária através da secretaria de Educação e da Associação Rio Grandense de Professores de Língua Alemã (ARPA) e reuniram participantes de Candelária, Venâncio Aires, São Lourenço do Sul, Aceguá, Lajeado, Agudo Teutônia, Estrela, Colinas, Sinimbu e Santa Cruz do Sul
O evento foi aberto gratuitamente a toda comunidade, que pode acompanhar exibições intercaladas de teatro e música, todas em alemão. A comissão julgadora, composta pelas professoras Marli Hintz, Olívia Steil Mundstock e Irlê Diva Bambini, não apontou vencedores, apenas elucidou sobre pontos positivos e negativos das exibições. Ao final das atividades, os participantes receberam certificados de participação e chaveirinhos disponibilizados pela ARPA.
A jovem Mariah Giemanis, de 11 anos, participou do festival juntamente com os colegas da 5ª série do Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado, que desde o segundo ano do ensino fundamental oferece o estudo da língua alemã aos seus estudantes. O grupo apresentou uma peça intitulada de “Nikolaus Lebt”, que conta a história de uma adolescente que não acredita no Papai Noel, desdenhando-o para a irmã mais nova. O final da história? Ela acaba encontrando o bom velhinho e mudando seus conceitos. Para Mariah, vir a Candelária foi uma oportunidade singular. “O evento foi muito interessante. Além de ser uma oportunidade de aperfeiçoar o nosso alemão, tivemos a chance de manter contato com outras escolas que estudam o idioma e ainda fazer novos amigos”, conclui.