Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Treichel assume a Administra?

Desde que o Partido da Frente Liberal mudou sua denominação para Democratas, a sigla não possuía cargo de maior distinção no governo de Lauro Mainardi. Seu maior expoente, o vice-prefeito Ênio Hübner, não gostou nada da mudança de nome e, após meses sem filiação partidária, acabou assinando ficha no PMDB. Diante disso, o Democratas passou a reivindicar espaço dentro do alto escalão da prefeitura, gerando inclusive um mal-estar com o vice-prefeito.
Nos últimos dias, uma série de fatores colaborou para que o pleito do partido, que ajudou a eleger Mainardi na eleição de 2004, fosse atendido. A procuradora do município, a advogada Patrícia Tavares Ferreira, aprovada em concurso da CEEE, foi chamada e será nomeada no dia 2 de janeiro. A vaga deixada na procuradoria da Prefeitura será ocupada pelo advogado Paulo Butzge, conforme a Folha publicou com exclusividade na terça-feira, até agora titular da secretaria de Administração. Desta forma, a pasta foi oferecida pelo prefeito ao bancário aposentado e ex-vereador Marco Aurélio Treichel, de 50 anos, que se aposentou em junho deste ano como gerente do Banco do Brasil, na agência de Santiago.
PEDRA – Logo que assumiu a presidência do Democratas ao voltar para Candelária, Treichel deu entrevista à Folha dizendo que, dependendo da viabilidade jurídica, o partido tentaria tirar Hübner do cargo que, segundo entendimento do Supremo Tribunal de Justiça, pertenceria ao partido e não dos eleitos. Isto acabou criando um mal-estar entre os dois, com trocas de farpas na imprensa falada e escrita. A aproximação entre Treichel e Hübner foi conduzida pelo próprio prefeito, e hoje o futuro secretário afirma que não foram colocados panos quentes sobre o assunto: “O que colocamos foi uma pedra, e coisas do passado não devem interferir nos assuntos da administração municipal”, ponderou. “Não somos do mesmo time, mas jogamos na mesma seleção”, disse, garantindo que o impasse teve realmente um fim e, arrematando, salientou que é notória a competência administrativa do prefeito e do vice, sendo a maior prova disso a saúde financeira da prefeitura.
ELEIÇÕES – Indagado pela reportagem se a aceitação do cargo já é uma costura política para 2008, Treichel respondeu que sim, que o Democratas irá apoiar a situação. No entanto, sobre seu futuro futuro político em particular, Treichel garantiu que não irá concorrer a nenhum cargo eletivo, uma vez que teria que se desimcompatibilizar da secretaria até o dia 3 de abril próximo, conforme reza a lei eleitoral. “É muito pouco tempo”, salientou.
EXPECTATIVA – O novo secretário assume no próximo dia 26 com a expectativa de fazer um trabalho coeso e de acordo com a linha administrativa do prefeito e do vice e com o objetivo de atender à demanda que a função exige. “A secretaria está muito bem organizada e foi conduzida de forma exemplar pelo secretário Paulo”, comentou. “Vou procurar aprimorar os serviços e fazer o que o tempo não permitiu a meu antecessor”, emendou, relatando o ótimo entrosamento com os demais chefes das pastas. Por fim, declarou que não existe nenhuma barreira que possa dificultar os trabalhos dentro da administração municipal.