Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A correria do Natal

Como é “corrido” o tempo de Natal! Costumo dizer que parece ser um complô maquiavélico, pois a correria destes dias é tão grande que nos impede parar e contemplar a verdadeira beleza do Natal.
A correria dos tempos de Natal atinge quase todos os setores. É como se quiséssemos resolver em alguns dias tudo o que ficou pendente durante o ano. Temos que comer sem degustar, sem mastigar. Engolimos os dias de Natal de uma só vez e nem sentimos o gosto. Não parece ser um complô contra a beleza das mensagens natalinas?
Coisa boa termos tempo livre! Gosto desta expressão: “tempo livre”! Quem não gosta de ser livre!? Mas, quem de nós já não se sentiu escravo do relógio? Na verdade, o tempo em que vivemos não é “livre, é, antes, um “tempo escravo”.
Uma canção natalina diz assim: “O tempo vai passando sutilmente, de repente, a gente lembra que o Natal já vai chegar, é preciso parar, é preciso lembrar, que Cristo veio para nos salvar”.
É preciso parar e lembrar que Deus é o Senhor do tempo. É preciso parar e lembrar que, sem Deus, o movimento de nossa correria é como a de um cachorro que corre atrás do próprio rabo. É preciso parar e lembrar que, sem Deus, a correria é sem rumo

O amor se esfriará
A Igreja Cristã chama este corrido tempo que antecede o Natal de Advento. A palavra “Advento” significa “Vinda”. O povo do Antigo Testamento esperava a “Vinda” do Messias, esperava o nascimento do Rei e Salvador. Jesus veio! Nasceu em Belém! Foi o primeiro Advento - a primeira Vinda.
Os cristãos acreditam e esperam o Segundo Advento, a Segunda Vinda de Jesus! Esta será definitiva! A segunda vinda de Jesus marcará o fim dos corridos dias da presente era. A vinda de Jesus marcará o fim do presente mundo.
Não é agradável ler e ouvir lamentos, mas agora eu preciso lamentar. O meu Senhor Jesus disse que nos tempos do fim o amor se esfriaria! (Mt 24.12) O Senhor Jesus disse que as pessoas seriam tão interesseiras, tão egoístas, tão mesquinhas - que o amor se esfriaria. Ele disse que o amor se esfriaria até mesmo entre os mais próximos, até mesmo entre familiares.
A realidade profetizada por Jesus tem-se cumprido na vida de muita gente. Muitos sentem em seu coração o vazio e o frio da ausência de amor. Muitos não enchem uma mão com o número de verdadeiros e profundos amigos!
Jesus disse que o amor esfriaria por causa do aumento da maldade e da iniqüidade! (Mt 24.13) Se pararmos um pouco em meio a correria dos nossos dias e observarmos o mundo em que vivemos, vamos constatar falta de respeito de uns para com os outros, falta de misericórdia, falta de ética e excesso de fofocas que denigrem e machucam. A maldade e o egoísmo não estão apenas entre as autoridades políticas do país. Elas estão entre nós! Elas também estão em nós.
Isso tudo é como uma previsão do tempo que anuncia a chegada de uma frente fria. Anuncia o que Jesus já havia anunciado: o amor esfriará.
No entanto, Jesus disse que aquele que perseverasse até o final, esse seria salvo (Mt 24.14). Portanto, concluo este texto motivando a todos vocês que se arrependam de seus pecados, que busquem com humildade o perdão de Deus, que se aproximem do Pai de Amor e aqueçam seus gelados corações com o abraço de Jesus, pois nem mesmo o frio da estrebaria, nem mesmo a frieza da morte venceu o amor de Cristo. Em tempos corridos e frios, aqueçamo-nos neste amor.

Pastor Ismar Lambrecht Pinz