Por: Tiago Mairo Garcia
Ônibus Lilás estará em Candelária na próxima semana
Veículo temático que tem a intenção de chamar a atenção do público sobre a violência contra a mulher.
Através de um convênio com o Estado, o município de Candelária estará recebendo a partir da próxima terça, 30, o "ônibus lilás", veículo temático que tem a intenção de chamar a atenção do público sobre a violência contra a mulher.
Conforme a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Marta Emmel, o veículo contará com uma equipe formada por um advogado, duas assistentes sociais e uma psicológa cedidas pelo município, que estarão promovendo uma série de atividades voltadas a orientar as mulheres sobre os seus direitos.
Serão realizados atendimentos de inclusão e atualização do cadastro único/programa Bolsa Família, atividades de prevenção à violência contra a mulher, distribuição de materiais informativos, rodas de conversa sobre violência contra a mulher, saúde da mulher, saúde mental, atendimento sociojurídico e sociopsicossocial, orientações e encaminhamentos para mulheres vítimas da violência, atendimentos e dicas de nutrição e saúde, informações sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, atendimento para crianças através de um espaço kids com jogos, leituras e brincadeiras, divulgação de ações de formação profissional e atividades de promoção social dirigidas às famílias rurais e informações sobre cursos do Senar/RS.
O ônibus estará disponível a partir do dia 30 de abril pela manhã, na localidade de Picada Escura, no salão da comunidade, ao lado da Escola Adão Jaime Porto, e à tarde, na localidade de Capão do Valo, no salão de Carlinhos da Rosa. No dia 1º de maio, o ônibus estará no Parque de Eventos Itamar Vezentini, onde acontece a programação alusiva ao Dia no Parque. No dia 02, quinta-feira, pela manhã, no Palmital, na Escola Duque de Caxias, e à tarde na Linha Brasil, na Escola Lauro Hintz.
Marta convida as mulheres para participarem da iniciativa. "O nosso objetivo é que as mulheres participem para debater sobre os seus direitos de forma dinâmica. É um trabalho que precisa ser feito para conscientizar as mulheres vítimas da violência de que elas têm direitos e ferramentas para a sua defesa", frisou.
O evento é uma realização da prefeitura de Candelária em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, Programa Inserção Comunitária, Emater/RS - Ascar, Sindicato Rural de Candelária, Senar/RS e Liga Feminina de Combate ao Câncer.