Logo Folha de Candelária
Geral 15/06/2023 19:25
Por: Charles Silva

Fandango & Jantar celebram os 67 anos do CTG Sentinela dos Pampas

Evento que será realizado no sábado, 17, marcará também a posse da nova Patronagem e Prendado

Fundado no dia 8 de junho de 1956, o CTG Sentinela dos Pampas promove no sábado, 17, um Fandango & Jantar para comemorar seu aniversário de 67 anos. O baile será conduzido pelo grupo Os Castilhenses, de Júlio de Castilhos, que estarão em Candelária pela primeira vez. Os ingressos estão disponíveis até o fim da tarde de hoje, sexta, na Agropecuária Ganso, no Posto Alvorada, na loja Estilo Campeiro e com os membros da Patronagem do CTG. Além do aniversário, o evento marca a posse da nova Patronagem e Prendado.

Principal responsável por manter vivas as tradições e rituais gaúchos, como a dança, o uso dos trajes típicos e o respeito aos símbolos do estado, o CTG é muito importante para promover o um sentimento de pertencimento e orgulho das tradições, especialmente para as gerações mais jovens. Entretanto, em Candelária este espaço vem passando por dificuldades e recentemente correu o risco de fechar as portas.

De acordo com o novo Patrão, Marcelo dos Santos Borba, eleito em abril, por falta de chapas interessadas em assumir a entidade, o CTG Sentinela dos Pampas ficou muito próximo de encerrar suas atividades. Contudo, graças ao amor à tradição, Borba decidiu assumiu a responsabilidade e pretende resgatar a grandeza da instituição. “Me coloquei a disposição como novo Patrão pela grade importância da nossa entidade, não só pela tradição gaúcha, mas também pensando nas nossas crianças e jovens, que aqui encontram um local de convivência saudável e acolhedor. Eu não poderia deixar que esse local que me acolheu há muitos anos, encerrasse as atividades”, relatou.

Borba é sócio da entidade há 14 anos e membro da diretoria do Grupo de Cavaleiros há oito. Segundo o Patrão, por ser o único CTG do município, o local carrega uma responsabilidade muito grande para a disseminação da cultura rio-grandense. “Temos a Invernada Pré-Mirim, Invernada Mirim, Invernada Juvenil, Invernada Adulta e grupo de cavaleiros e vamos trabalhar para fortalecer cada um destes espaços, atraindo cada vez mais pessoas para junto da nossa entidade. “É preciso resgatar a essência do CTG. Nossa entidade não é um clube social, mas uma coisa simples, um espaço para compartilhar um chimarrão, fazer uma carne, dançar ou conversar. Queremos que o pessoal vá pro CTG e se sinta bem dentro da entidade”, afirma.

Em relação aos planos da nova gestão, Borba afirmou que melhorias vem sendo feitas na sede da entidade. “Fizemos reparos na parte elétrica e cozinha. Também tenho planos para adquirir um novo equipamento de som, voltar a promover domingueiras e fazer uma cancha de bocha, coisa que o gaúcho gosta muito”. Além disso, a gestão está preparando novidades importantes para os sócios, como desconto na utilização dos espaços da entidade para eventos e novas atividades. “Sabemos que nossos sócios sempre tiveram poucas vantagens e dependemos deles para nos manter. Temos muitos projetos e vamos lutar para concretizar cada um deles”, concluiu.