Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Espet?culo de emo??o, som e luzes

Um espetáculo de encher os olhos, ouvidos e o coração. A avaliação constitui uma síntese bastante adequada do Natal Luz 2007 de Candelária. O evento na noite de segunda-feira, 17, em frente à igreja da praça, representou o coroamento de uma programação marcada pelo sucesso desde o seu início. O Natal 2007 - Festa das Candeias, com certeza, inaugurou uma nova era na programação natalina da cidade. A iniciativa da Prefeitura foi viabilizada pelo governo do Estado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cerveja Polar. A promoção também contou com o apoio da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev) e das empresas Gazin e Botucaraí Tabacos.
No belo cenário montado entre a igreja e a praça, emoldurado por luzes artificiais e os reflexos de uma noite iluminada naturalmente, aconteceu, inicialmente, a encenação do Presépio Vivo a cargo do Grupo de Teatro Municipal, mantido pela Accev, com apoio da Prefeitura Municipal e do Sicredi. Com roteiro, figurino e direção assinados por Alveni Santos, a dramatização do nascimento de Jesus emocionou e surpreendeu o público. Um coro cênico fez o papel de narrador da peça, anunciando e justificando a entrada em cena de personagens como a Nossa Senhora das Candeias que, carregando uma lanterna, se apresentou e depois ocupou uma das janelas no alto da igreja. Não faltou uma homenagem aos antepassados que ajudaram a escrever a história de Candelária, a cidade das Candeias.
Um anjo anunciou à Virgem Maria que ela tinha sido escolhida para dar a luz ao filho de Deus. Depois, o anjo ocupou a janela ao lado da N. Sra. das Candeias. Já grávida e tendo o marido José ao lado, Maria caminhou entre o público pedindo um lugar para passar a noite. O casal se abrigou no presépio armado sobre o palco. Um choro anunciou o nascimento do Deus Menino, apresentado na seqüência à platéia ao som de Aleluia. Entraram em cena pastores e os reis magos e a dramatização teve fim ao som da música Natal 2000, na voz da jovem Catlin, aluna da Escola Municipal La Salle, da Vila Marilene. Para Alveni, a encenação conseguiu alcançar plenamente seus objetivos de levar emoção e, ao mesmo tempo, surpreender as pessoas. Ela não poupou elogios aos integrantes do grupo (veja quadro) e a todas as pessoas que somaram esforços para a dramatização do Presépio Vivo, repetida pelo terceiro ano consecutivo no Natal Luz. “É sempre um desafio contar uma história bem conhecida de uma forma diferente”, observou Alveni. Quem acompanhou a encenação deste ano e as anteriores pode testemunhar que a tarefa vem sendo muito bem cumprida.

Ficha técnica da peça
• Elenco - Bruno de Moura, Rafaela Gewehr, Jian Carlos Brandt, Giane Feiber, Luis Cândido, Jossimar dos Santos, Fernando Menezes, Josué da Silva, Daniel Rodrigues, Anne Kochenborger, Rogério Quoos, Valira de Oliveira, Glaci Alves, William Machado, Brunilda Pereira, Lilian Schunke, Diva Ribeiro, Leandro e Celeste Alves • Roteiro, figurino e direção - Alveni Santos • Musicalidade - Alan Wagner • Cenário - Roque Rathke • Locução - Roni Rehbein • Som - Douglas Roehrs • Assistente de figurino - Maura Taborda.