Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Ano novo, energia el?trica, vida nova...

Uma volta ao tempo. Assim pode se caracterizar o dia-a-dia da família Riese desde sua mudança para a propriedade junto ao pé do morro Botucaraí, na Sesmaria do Cerro. Sem energia elétrica, eles praticamente viviam como antigamente, à luz de lampião, tomando banho com chuveiro de lata e enfrentando inúmeros outros obstáculos impostos pela falta de luz. Segundo relatam, a máquina de fumo era tocada à manivela, a carne consumida ficava nos vizinhos para não estragar, sem falar nos problemas causados pela fuligem do lampião e o mau-cheiro do querosene. O único divertimento sempre foi o rádio, que funcionava a base de pilha, usado também para escutar as novelas da TV, em um exercício constante de imaginação.
Depois de muito tempo dormindo praticamente junto com as galinhas pela falta do que fazer durante a noite, no último dia 17 de dezembro a vida mudou para essas pessoas. A espera de mais de quatro anos finalmente chegou ao fim. Através do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, a família Riese se reencontrou com a energia elétrica. Felicidade indescritível para Elemar Riese, de 61 anos, sua esposa Romilda L. Riese, de 59 anos, e dois de seus filhos, Daniel e Volmar, que também têm casas na propriedade.
As instalações da rede iniciaram no mês de setembro, com mais de 1.000 metros de fios puxados para garantir o fornecimento. Para Romilda, a data do ligamento da energia foi especialmente comemorada, já que festeja aniversário no dia 18/12. Um presente de aniversário para ela e de ano novo para todos, que comemoraram a conquista carneando uma rês. “Enchi o freezer”, gaba-se a dona-de-casa. “Achamos que a vaca ia morrer de velha e a luz nunca ia chegar”, completa o filho Daniel.
PLANOS – O ano novo iniciou com pé direito para os Riese, que já planejam o futuro da propriedade com a chegada da luz elétrica. A intenção é comprar um triturador, investir em um engenho de cana e até, quem sabe, criar frangos ou porcos. Conforme Elemar, idéia é o que na falta, mas os sonhos serão construídos aos poucos. “O difícil era a luz. O resto agora a gente corre atrás”, afirma o patriarca, evidenciando ainda a melhora da qualidade de vida de todos.

Saiba mais
A família Riese veio de Santa Maria para Candelária ainda em 1990. Há quatro anos, Elemar, Romilda e dois dos filhos, Daniel e Volmar, mudaram-se para a propriedade, que, embora favorecida de uma natureza exuberante, não possuía luz elétrica. Sem condições de fazer a rede particular, o que custaria mais de R$ 18 mil, a família se inscreveu no Programa Luz para Todos logo que surgiu o interesse pelas terras. Até a concretização do sonho no último dia 17 de dezembro, foram quatro anos de espera e angústia. Tudo, é claro, com muito otimismo.