Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Munic?pio procura espa?o para instalar novo ESF

Através de uma verba liberada pelo Ministério da Saúde, o governo do Rio Grande do Sul, juntamente com a Assedisa (Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde), criou ferramentas para decidir onde aplicar o recurso e critérios para apontar os municípios gaúchos beneficiados. Em todo o Estado, foram selecionadas 60 cidades, sendo quatro da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Vale do Sol, Vale Verde, Herveiras e Candelária. Para a Terra do Botucaraí, foram disponibilizados exatamente R$ 366.739,11, fundo parcelado em 12 vezes.
Entretanto, conforme explica o secretário municipal de Saúde, Rui Beise, alguns pré-requisitos foram definidos para os municípios receberem o dinheiro, como realizar o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento (que Candelária já realiza há três anos), e ter 50% de cobertura de ESF (Estratégia de Saúde da Família). “Como Candelária só tem 34% de cobertura, surgiu a necessidade de aumentar esse índice”, explica Beise. Para tanto, o município deve criar mais uma unidade de ESF, projeto apoiado pelo executivo e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
Até o momento, a prefeitura não encontrou um espaço adequado para a implantação do novo posto, que deve estar dentro do espaço delimitado para o atendimento, Rua da Praia, Vila dos Balaieiros, Linha Bernardino, Linha Curitiba e parte da Linha Brasil. O imóvel será uma contrapartida do município, enquanto custos com contratação de pessoal, compra de equipamentos para a unidade, insumos e capacitação da equipe serão cobertos com a verba, cuja primeira parcela já foi depositada.