Por:
Habita??o aos homens do campo
A Carta de Crédito FGTS - Operações Coletivas é um financiamento imobiliário com subsídio concedido diretamente ao beneficiário final, por meio de uma entidade organizadora que pode ser representada pelo Distrito Federal, estados, municípios, cooperativas habitacionais ou órgãos assemelhados, condomínios, associações, sindicatos e pessoas jurídicas voltadas para a produção habitacional.
Esta linha de crédito tem o objetivo de facilitar o acesso à casa própria para as famílias de baixa renda.
Em Candelária, desde o final de 2005 a parceria entre a Caixa e a Coohaf(Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar), através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Arpa (Associação Rio-grandense de Pequenos Agricultores), já beneficiou aproximadamente 350 famílias na zona rural dos municípios de Candelária, Cerro Branco e Novo Cabrais.
Nesta quarta-feira, 9, mais 23 famílias do município de Novo Cabrais assinaram o contrato que lhes permite a construção ou a reforma do seu imóvel. A assinatura foi realizada na sede da ACIC e contou com a presença do gerente da Caixa Federal da Agência Candelária, Ivan Gonçalves Theisen, do prefeito de Novo Cabrais, Valério Lawall, e dos representantes da Arpa, José Gilberto de Oliveira Tutenhagem, representante da Arpa no Estado, Caio Santana, além do coordenador de Habitação da Arpa na região e os representantes da Arpa na cidade de Novo Cabrais, Leodegar Rodrigues e André Lacerda.
Já na quinta-feira pela manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com a presença do Gerente da Caixa e da diretoria do sindicato, foi a vez de outras 35 famílias do interior do município de Candelária receberem o benefício que lhes permitirá a construção ou reforma de suas moradias, envolvendo recursos no valor aproximado de R$ 512.000,00.
Nesta sexta-feira, 11, mais 20 famílias de Cerro Branco e outras 16 de Novo Cabrais assinarão o contrato pelo qual poderão iniciar a construção ou reforma de suas casas. Durante toda esta semana 125 famílias terão recebido a carta de crédito FGTS, através da Caixa e das entidades organizadoras, envolvendo recursos que beiram a cifra de R$ 1 milhão, tornando possível a melhoria ou a construção de novas casas, propiciando, desta forma, uma melhor qualidade de vida ao homem do campo.